Monday, July 16, 2012

AS LEIS DE ISAAC NEWTON- RESUMO


Isaac Newton foi o cientista que causou maior impacto na história da ciência. Através de suas famosas leis, que descrevem o comportamento dos corpos em movimento, foi possível o avanço do heliocentrismo (Teoria que considera o sol como centro do universo) e um novo pensamento foi difundido, que através de pesquisas é possível descobrir a origem de vários fenômenos naturais. 

Antes de falarmos nas leis universais criadas por esse grande cientista, vamos mostrar um pouco de sua vida para que você possa compreendê-las melhor. Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 em Woolsthorpe Manor, nascendo de um parto prematuro, Newton nunca conheceu seu pai, que obtinha o mesmo nome que ele, pois morrera 3 meses antes de seu nascimento. Sua mãe, Hannah Ayscough Newton, teve que administrar a fazenda da família. 

Quando tinha apenas 3 anos de idade, Newton foi levado para a casa de sua avó materna, onde foi criado, pois a mãe havia se casado novamente. Porém o jovem nunca se deu bem com ele, brigando com sua mãe por ter se casado novamente. Segundo os estudos feitos sobre a vida de Newton, tudo leva a crer que ele teve uma infância muito triste e solitária, além de que ele era uma pessoa muito fechada e reservada, dono de um temperamento difícil.
 Ele também nunca demonstrou habilidade ou interesse para cuidar dos negócios da família, preferia ficar horas sozinho, observando as coisas e construindo objetos. Quando adolescente Newton estudou na The King´s School, em Graham, onde permaneceu até os 17 anos. Mas saiu da escola em 1659 para viver em Wooksthorpe-by-Colsterworth com sua mãe, que havia ficado viúva pela segunda vez. Ela tentou despertar o interesse do filho pela agricultura, mas este odiava esse tipo de trabalho.

 Então convencida por um mestre da escola de Newton, Henry Stokes, ela mandou-o de volta para que ele pudesse terminar seus estudos. Dizem que Newton nunca mostrou ser um aluno extraordinário, apenas mantendo sua média, mas um fato mudou sua vida, quando brigou com um colega de escola, isso fez com que Newton decidisse ser o melhor aluno de toda a escola. 

Quando terminou a escola, o jovem foi para a universidade Trinity College de Cambridge, onde se formou em 1665. Durante o tempo na universidade, Newton formulou o teorema conhecido hoje como Binômio de Newton, fez suas primeiras hipóteses sobre gravitação universal e escreveu sobre séries finitas e a teoria das fluxões, idéias iniciais do Cálculo Diferencial e Integral. 

 Em 1666, o Trinity College foi fechado por causa da epidemia da peste negra, então Newton foi para a casa de sua mãe, onde se dedicou inteiramente em seus estudos construindo quatro de suas principais descobertas, o Teorema Binomial, o cálculo, a lei da gravitação universal e a natureza das cores. 
Publicidade:

 Em 1668 ele construiu o primeiro telescópio de reflexão, sendo o primeiro a observar o espectro visível que se forma através da decomposição da luz solar ao incidir sobre uma das faces de um prisma triangular transparente, atravessando-o e projetando-se sobre um meio branco, este fenômeno é conhecido como dispersão. Através dessa descoberta ele escreveu a teoria corpuscular de propagação da luz, a qual foi enunciada em 1675. 

 Newton se tornou professor de matemática em Cambridge em 1669 e mais tarde entrou para a Royal Society. A principal obra do cientista foi a publicação dos Princípios Matemáticos da Filosofia Natural em 1687, a qual foi dividida em 3 volumes e nela podemos encontrar as leis dos movimentos, conhecidas como as famosas leis de Newton.


1º Lei de Newton:

 A Primeira Lei de Newton, conhecida como a lei da inércia diz que “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.” Isso quer dizer que a força resultante é nula, então a velocidade do objeto é constante, assim concluindo que um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma força resultante aja sobre ele, e um objeto que está em movimento não mudará sua velocidade a não ser que uma força resultante aja sobre ele.  Um exemplo é quando estamos no ônibus e este freia bruscamente, nossos corpos tendem a continuar em movimento e só param quando nos seguramos para não cairmos.


2º Lei de Newton:


 A Segunda Lei de Newton, conhecida como o princípio fundamental da dinâmica, diz que: “A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.” Isso quer dizer que a força resultante em uma partícula é igual a razão do tempo de mudança de seu momento linear. 
Mas esse cálculo pode variar de acordo com a variação da massa e da velocidade. Essa lei é considerada a mais importante da Mecânica, sendo possível utilizá-la para analisar movimentos de objetos próximos a Terra e também de corpos celestes. 


3º Lei de Newton:

 A Terceira Lei de Newton, também conhecida como Princípio da Ação e Reação diz que: “ A toda ação há sempre uma reação oposta de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outros são sempre iguais e dirigidas em direções opostas.” Isso quer dizer que a força representa a interação física entre dois corpos ou partes distintas de um corpo. Portanto se um corpo A exerce uma força em um corpo B, este simultaneamente exerce uma força de mesma intensidade no corpo A, e ambas as forças possuem a mesmas direção, mas em sentidos contrários. Um exemplo,é se uma rua exerce uma força ação para frente no pneu de um carro acelerando, ao mesmo tempo em que a rua exerce uma força sobre o pneu, este também exerce a força reação empurrando o asfalto para trás. 

 Newton usou as três leis combinando-as com a lei da gravitação universal para demonstrar as Leis de Kepler, que descreviam o movimento dos planetas. Com essa demonstração, Newton pode provar sua teoria sobre a gravitação universal. Apesar das leis de Newton muitas vezes não se mostrarem precisas para todos os casos, apresentam uma excelente aproximação quando restritas às escalas de dimensão e velocidades encontradas em nossa vida.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
AS LEIS DE ISAAC NEWTON- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment