Saturday, May 25, 2013

ÁFRICA CRESCE ACIMA DA MÉDIA DO NÍVEL MUNDIAL - administrador do BES



CLI – HB - Lusa

Cidade da Praia, 25 Mai (Lusa) - O administrador do Banco Espirito Santo (BES) António Duarte considerou na sexta-feira, na Cidade da Praia, que África tem crescido acima da média mundial, com perspetivas "futuras" de um crescimento médio anual de 4% a cinco por por cento.

António Duarte falava à imprensa à margem da apresentação do estudo, feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), sobre as "Perspetivas Económicas em África 2012", no âmbito das comemorações do Dia da África e do 50.º aniversário da União Africana.

O administrador do Banco Espírito Santo fez saber que o continente americano e europeu estão com um crescimento cada vez mais reduzido, o asiático com forte crescimento em termos de PIB, e que o africano é o continente com maior riqueza por explorar e com um crescimento bastante significativo.

António Duarte adiantou que a melhoria do contexto económico tem sido uma realidade para um vasto conjunto de países africanos, o que tem permitido um crescimento robusto nos últimos anos, mas, defendeu, para muitos países a base de partida é fruto de um conjunto de grande debilidade com múltiplas e profundas carências.

"Os países que se apresentam como os maiores parceiros comerciais de África demonstram boas perspetivas de crescimento com especial destaque para a China e Índia que assim compensam o débil desempenho da zona euro", frisou.

Segundo o administrador do BES, o estudo identificou as perspetivas dos países africanos de língua portuguesa com destaque para o forte crescimento de alguns que são produtores de petróleo e a dinâmica que não tem acontecido entre esses países em termos de comércio.

"Notamos que todos esses países que falam o português, o nível de comércio entre eles, com exceção de Cabo Verde e Portugal que é forte, entre todos os outros não há uma relação muito grande", acrescentou.

António Duarte sublinhou que é importante que olhem para esses mercados a fim de incentivar o comércio entre esses países, visto que pode potenciar bastante o crescimento da economia entre eles.

Para o administrador do BES, Cabo Verde pode ter um papel importante por ter uma posição geoestratégica "muito interessante", situando-se entre a Europa e África podendo contribuir para o desenvolvimento do mercado entre os países que falam o português.

No comments:

Post a Comment