Wednesday, May 8, 2013

Alemanha vai apoiar Cabo Verde na implementação de país com energia 100% renovável




JSD – MLL - Lusa

Cidade da Praia, 07 mai (Lusa) - A Alemanha vai apoiar Cabo Verde na criação de infraestruturas para ajudar a tornar o arquipélago um país com energia 100% renovável, projeto orçado em 1.200 milhões de euros, afirmou hoje um especialista de um instituto de pesquisa alemão.

A intenção será pormenorizada na sexta-feira na Cidade da Praia, numa reunião entre o Departamento Internacional do Instituto de Gestão e Pesquisa da Alemanha e o Governo cabo-verdiano, sublinhou Michael Knaus, responsável da instituição alemã que se encontra há um ano em Cabo Verde a trabalhar no projeto.

A iniciativa insere-se no ambicioso programa do Governo cabo-verdiano, de José Maria Neves, de instalar, até 2020, fontes de energias renováveis, sobretudo eólica e solar, projeto que, atualmente, conta já com uma taxa de penetração na ordem dos 30%.

"Nos últimos 12 meses, trabalhámos em todas as ilhas no processo de transição do fuel para as energias renováveis e calculámos que o montante que é necessário investir é de 1.200 milhões de euros", frisou Knaus, citado pela agência Inforpress.

Segundo aquele responsável do instituto alemão, atualmente, Cabo Verde gasta cerca de 13 milhões de euros/anuais (cerca de 2,3% do Orçamento do Estado) na importação de combustíveis, mais nove milhões do que em 2004.

A ideia, explicou, é manter um preço estável durante 20 anos, baixando de 0,23 para 0,18 euros o preço do quilowatt (Kw), produzindo, paralelamente, o dobro de energia atual.

"Já conversámos com empresas da Alemanha que se mostraram interessadas em entrar no mercado cabo-verdiano. As empresas chinesas, que tiveram conhecimento do programa, mostraram-se também interessadas", salientou Knaus, salientando que o "ideal" será atrair investidores estrangeiros para criar parcerias.

"A longo prazo, se for um projeto de sucesso, a experiência pode ser exportada para os países da sub-região e Cabo Verde pode transformar-se num exportador de energias renováveis", prognosticou.

Nesse sentido, chega na quarta-feira à Cidade da Praia uma delegação de 30 empresários alemães, liderada pela ministra dos Assuntos Económicos, Ambiente, Energia e Planeamento Territorial do estado alemão da Renânia-Palatinado, Eveline Lemke, para dar início à parceria entre a Alemanha e Cabo Verde.

No comments:

Post a Comment