Friday, May 17, 2013

Angola: EXPORTAÇÃO DE GÁS A PARTIR DE JUNHO. GABINETE DE CHICOTI PEGA FOGO




Angola começa a exportar gás natural no segundo semestre -- ministro dos Petróleos

17 de Maio de 2013, 14:01

Luanda, 17 mai (Lusa) - O ministro angolano dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, disse hoje em Luanda que Angola poderá iniciar a sua primeira exportação de gás natural ainda no segundo semestre deste ano.

Botelho de Vasconcelos falava à agência Lusa à margem de uma conferência internacional, realizada pela consultora KPMG, sobre "Eficiência Energética e Desenvolvimento Sustentável", da qual procedeu à abertura.

O responsável pela pasta dos Petróleos em Angola disse ainda que "alguns problemas técnicos, em termos de conceção do 'design' de engenharia" estiveram na base dos sucessivos adiamentos do arranque do projeto, cujo início estava previsto para o primeiro trimestre de 2012.

Segundo o ministro, "foi necessário fazer-se uma reanálise completa e isso levou algum tempo".

"Nós cremos que a situação está praticamente a chegar ao seu final e esperamos que no segundo semestre deste ano possamos iniciar a exportação de gás natural", sublinhando que "houve necessidade de fazer testes aos equipamentos, porque eles não estavam a corresponder às exigências técnicas dos mesmos, o que atrasou o projeto", disse.

"Os equipamentos foram sendo reavaliados e neste momento esta reavaliação irá permitir que eles entrem em funcionamento normal", acrescentou Botelho de Vasconcelos.

Em finais de abril deste ano, o diretor do Desenvolvimento do Projeto Angola LNG, Modesto Laurentino Silva, citado pelo Jornal de Angola, disse que os resultados dos testes de processamento que decorrem na fábrica, localizada no município do Soyo, província do Zaire, no norte do país, estavam a condicionar o primeiro carregamento de gás natural liquefeito.

O projeto constitui o maior investimento feito após a independência em Angola, no valor global de 8 mil milhões de euros.

Em janeiro de 2012, em comunicado de imprensa, a Sonangol anunciou que o projeto Angola LNG devia começar a produzir gás até ao final do primeiro trimestre e que os equipamentos já se encontravam na fase de testes.

Cerca de três meses depois, a nova data foi avançada pelo ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, que remeteu a primeira exportação para finais de junho.

Botelho de Vasconcelos disse então que o teste do primeiro carregamento seria efetuado em maio.

Os planos iniciais de exportação do gás natural angolano apontavam para o mercado norte-americano, mas as recentes descobertas deste combustível nos Estados Unidos obrigaram Angola a redirecionar o mercado de exportação, tendo optado pelo asiático, dada a competitiva diferença de preços.

NME (EL) // APN

Incêndio em gabinete de ministro angolano provoca apenas estragos materiais

17 de Maio de 2013, 09:33

Luanda, 17 mai (Lusa) -- Um incêndio deflagrou hoje de manhã, em Luanda, no gabinete do ministro das Relações Exteriores de Angola, mas provocou apenas estragos materiais, disse à Lusa o porta-voz do ministério.

Segundo Mário Augusto, o incêndio começou por volta das 10:20 locais (mesma hora em Lisboa), devido a um curto-circuito no gabinete e foi prontamente combatido pelos bombeiros de Luanda.

O ministro Georges Chicoti estava no gabinete, mas não sofreu qualquer ferimento.

O incêndio obrigou ao atraso da cerimónia que estava prevista para as 11:00, em que Georges Chicoti vai empossar o novo secretário-geral do ministério e nomear embaixadores e cônsules.

Mário Augusto acrescentou que o incêndio afetou, igualmente, iniciativas programadas no âmbito da visita oficial do vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, que chegou hoje a Angola.

Ricardo Cabrisas Ruiz vai manter uma série de encontros com autoridades angolanas, entre as quais o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, os ministros das Relações Exteriores, Georges Chicoti, das Finanças, Armando Manuel, da Energia e Águas, João Baptista Borges, e dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.

EL/CSR // VM

No comments:

Post a Comment