Wednesday, May 8, 2013

ANGOLA PODE DEIXAR DE IMPORTAR ARROZ DENTRO DE POUCOS ANOS




NME – JMR - Lusa

Luanda, 07 mai (Lusa) - Angola poderá deixar de importar arroz "em poucos anos" face aos "resultados animadores" obtidos com os ensaios da produção deste cereal no país, anunciou hoje um especialista do Instituto de Investigação Agronómica (IIA) angolano.

Adão Gonçalves Pinheiro, especialista em cultivo de arroz, disse, citado pela agência Angop, que as condições naturais de Angola estão a permitir obter bons indicadores nos campos de experimentação de produção de arroz em regadio nas províncias do Huambo e Bié, permitindo que, a médio prazo, Angola se torne autossuficiente.

Angola lançou em janeiro deste ano um projeto de revitalização do cultivo de arroz nas duas províncias do Planalto Central, financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Novas técnicas de produção de arroz em sistema de regadio, em substituição do cultivo em sequeiro ainda praticado pelos produtores angolanos, são fruto dos quatro meses de formação específica nesta área de oito técnicos angolanos em 2012, no Japão.

Adão Gonçalves Pinheiro disse que as condições naturais de Angola, como o acesso à água, permitem que o arroz possa ser produzido durante todo o ano, através da rega, utilizando espécies melhoradas provenientes dos maiores produtores de arroz no mundo.

"Os ensaios que estamos a efetuar estão a dar resultados muito animadores e tudo aponta para que, em poucos anos, deixaremos de importar arroz. Estamos a introduzir técnicas que aumentam a produção e os nossos agricultores poderão produzir o arroz sem depender da chuva", disse o especialista.

O projeto prevê igualmente formação de quadros e técnicos das províncias da Lunda Sul, Moxico e Uíje.

No comments:

Post a Comment