Thursday, May 23, 2013

BANCO DE CABO VERDE PREVÊ PERDA DE DINÂMICA NA ATIVIDADE ECONÓMICA



CLI – MLL - Lusa

Cidade da Praia, 23 mai (Lusa) - As projeções do Banco de Cabo Verde (BCV) apontam para uma "contínua perda de dinâmica da atividade económica" em 2013, e para uma inflação média anual nesse intervalo na ordem dos 2,5 a 3,5 por cento.

De acordo com o último relatório da política monetária divulgado esta semana na Cidade da Praia, o BCV realça a necessidade de maior compatibilização da política macroeconómica com o objetivo da estabilidade económica e financeira.

O BCV sublinha também a necessidade "imperativa da melhoria das condições necessárias à expansão do potencial de crescimento da economia do país".

Segundo dados dessa instituição, a execução menos acelerada dos investimentos públicos e a estagnação das receitas deverão condicionar a execução do Orçamento do Estado para 2013.

As atuais projeções do BCV apontam também para uma redução das receitas fiscais na ordem dos 3% e uma estagnação das receitas totais.

O relatório diz que, nos primeiros meses de 2013, os preços no consumidor aceleraram com o aumento da taxa do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) dos bens e serviços administrados, no quadro da política fiscal de normalização do imposto indireto.

O banco central revela ainda que estimativas preliminares apontam para uma contínua melhoria das contas externas nos primeiros meses de 2013.

No documento, o BCV revela que os indicadores de conjuntura continuam a apontar para uma contração da procura interna e expansão da procura externa nos primeiros meses de 2013.

O último relatório da política monetária do BCV indica igualmente que a evolução projetada para as componentes da procura agregada implica uma contínua diminuição das necessidades de financiamento da economia.

Para o BCV, as informações disponíveis apontam para alguma melhoria do desempenho económico global nos primeiros meses de 2013, após o enfraquecimento registado nos últimos meses de 2012.

Neste relatório, o banco central refere também que informações disponíveis para o primeiro trimestre de 2013 sugerem um reforço das reservas internacionais, contrabalançado pela redução do crédito à economia.

No comments:

Post a Comment