Wednesday, May 8, 2013

Cabo Verde - Desemprego: MpD considera que Governo tem política “míope”




A Nação (cv)

O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Carlos Veiga, considera que o aumento do desemprego, que em 2012 atingiu a cifra de 16,8 por cento,  tem a ver com a política “míope” do Governo.

O líder do maior partido da oposição rebateu o argumento do Primeiro-ministro, José Maria  Neves, que afirmou que se não fossem as medidas tomadas pelo seu Governo, a taxa de desemprego seria superior a que foi anunciada recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística.

“Sempre que há coisas desagradáveis ou negativas, que acontecem em Cabo Verde, o culpado é sempre o outro, designadamente os anos 90, agora é a crise internacional”, que para Carlos Veiga é um argumento falacioso, “Se fosse verdade, então desde finais de 2007, quando começou a crise internacional, o desemprego teria disparado”.

Na perspectiva do líder da oposição, o aumento do desemprego no país é devido às políticas erradas do Governo de José Maria Neves.

“A culpada não é a crise internacional, mas uma política económica míope, desajustada das necessidades da economia, uma política económica que afastou os investidores externos, que sufocou os investidores internos e que diminuiu o rendimento disponível das famílias”, realçou.

Para Carlos Veiga, a governação do PAICV transformou-se numa fábrica de produção do desemprego. Por isso, defendeu, é preciso que o Governo mude urgentemente de política. E se houver um cenário de eleições antecipadas, disse que o seu partido está preparado para ir às urnas mesmo que seja amanhã.

“Temos dito que somos a favor da estabilidade política em Cabo Verde, e que os Governos devem cumprir os seus mandatos. O essencial é mudar de políticas. Estamos preparados para eleições em qualquer altura”, enfatizou.

Por último, lembrou que o Movimento para a Democracia vai interpelar o Governo no Parlamento, no final deste mês, sobre a degradação da situação económica e financeira de Cabo Verde.

No comments:

Post a Comment