Wednesday, May 22, 2013

CHINA VAI CONSTRUIR PALÁCIO DA JUSTIÇA DA GUINÉ-BISSAU



MB – JMR - Lusa

Bissau, 22 mai (Lusa) - A China vai construir o Palácio da Justiça da Guiné-Bissau, que deverá estar pronto em 2014, nos termos de um acordo rubricado hoje.

A construção do Palácio da Justiça está orçada em cerca de 11 milhões de euros, segundo uma fonte do Ministério da Justiça guineense. As obras deverão ter início dentro de dois meses e o Palácio devera estar pronto para ser entregue às autoridades de Bissau no próximo ano.

A assinatura do acordo foi presenciada pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça guineense, Paulo Sanhá, pelo Procurador-Geral da Guiné-Bissau, Adbu Mané, e pelo ministro da Justiça, Mamadu Saido Baldé, que disse que o ato "é a concretização de um sonho antigo".

O Palácio, a ser erguido de raiz na zona de Brá, periferia de Bissau, num terreno situado ao lado da embaixada de Angola e do Palácio do Governo, também construído pela China, deverá ter quatro blocos onde vão funcionar a Procuradoria-Geral, o Supremo Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas e o Tribunal Administrativo.

O projeto contempla ainda uma sala de julgamentos, mas não irá albergar o Ministério da Justiça.

O ministro da Justiça guineense disse ser "um grande projeto para a construção de uma cidade judiciária", com a qual a Guiné-Bissau terá um palácio que "honrará o poder judicial".

Baldé lembrou que, com a construção do Palácio da Justiça, a China completará todos os órgãos de soberania, uma vez que construiu o Palácio do Governo e o Palácio da República, este danificado com a guerra civil de 1998/99 (e que ainda não foi entregue às autoridades guineenses).

O representante do governo chinês no ato de assinatura do contrato de construção do Palácio da Justiça, Yuan Wei, disse que o seu país pretende ver reforçados os laços de amizade com a Guiné-Bissau, país que espera venha a ter uma estabilidade duradoura.

Entre as obras emblemáticas na Guiné-Bissau construídas pela China destacam-se também a Assembleia Nacional, o Estádio Nacional, o Hospital Militar de Bissau e o principal hospital da zona norte do país, situado em Canchungo.

No comments:

Post a Comment