Tuesday, May 21, 2013

Cidadão gambiano tentou sair de Angola com dois milhões de dólares na mochila




NME – VM - Lusa

Luanda, 21 mai (Lusa) - Um cidadão da Gâmbia foi detido no domingo em Luanda pela Polícia Nacional quando tentava embarcar para a África do Sul com mais de dois milhões de dólares (1,5 milhões de euros) transportados na mochila, noticiou hoje o Jornal de Angola.

O ato ilícito aconteceu quando o cidadão se encontrava já a sair do autocarro de embarque para o avião, explicou o diretor do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, Costa Lima, citado pelo diário angolano.

"O cidadão ia descendo do autocarro para a escada do avião com um ar comprometido e dadas as características apresentadas foi logo intercetado e levado às instâncias judiciais do aeroporto", disse Costa Lima.

Segundo aquele responsável, o cidadão gambiano está detido para averiguações e o dinheiro sob custódia dos serviços alfandegários, para posterior entrega ao Banco Nacional de Angola.

Além do cidadão gambiano, informou Costa Lima, encontram-se igualmente detidos quatro funcionários aeroportuários, que terão alegadamente colaborado para a saída dos valores referidos.

"Quatro angolanos da comunidade aeroportuária envolvidos no caso estão detidos para uma melhor investigação", referiu o diretor do aeroporto, realçando que "o sistema de segurança está instalado em toda a extensão do aeroporto e comporta várias forças".

"Está a funcionar (o sistema de segurança) e quem tentar infringir a lei será intercetado. Temos uma rede de comunicações que funciona e a vigilância humana", acrescentou Costa Lima.

Por outro lado, o comandante da Unidade Aeroportuária, António Guedes, também citado pelo diário angolano, considerou "dúbio" o atual sistema de segurança do aeroporto, tendo em conta que as pessoas têm conhecimento dos meios de segurança usados, conseguindo assim "furar" o mesmo.

"É preciso tapar os furos para não haver infração", disse António Guedes, apontando a necessidade de a direção central melhorar os seus serviços.

O comandante a Unidade Aeroportuária denunciou tratar-se de uma rede, que conta com o apoio de funcionários aeroportuários, "por isso, as investigações continuam e o Ministério Público vai definir o destino de cada infrator".

Em Angola, a lei permite aos cidadãos nacionais e estrangeiros residentes viajarem com valores até 15 mil dólares (11.600 euros)

No comments:

Post a Comment