Wednesday, May 8, 2013

CRESCE O NÚMERO DE IDOSOS A CRIAR NETOS EM MOÇAMBIQUE - Governo




AYAC – VM - Lusa

Barue, Moçambique, 07 mai (Lusa) - O número de idosos que chefiam agregados familiares, a maioria de crianças órfãs e vulneráveis, "continua a crescer" em Moçambique, mas muitos ainda não conseguem aceder aos subsídios do Governo, disse hoje à Lusa fonte oficial.

Iolanda Cintura, ministra da Mulher e Ação Social moçambicana, disse que o Governo tem vindo a realizar ações para a extensão do subsídio social básico, dando prioridade aos idosos em situação extrema de pobreza, chefes de família e sem capacidade para trabalhar.

"O número anda à volta de 270 mil agregados familiares chefiados por pessoas idosas que fazem parte deste subsídio social básico. Mensalmente temos estado a prever ações, orçamentos para cada vez irmos abrangendo mais agregados familiares chefiados por idosos e outras pessoas sem capacidade para realizar trabalhos, com deficiência e ou doença crónica", disse Iolanda Cintura, durante uma cerimónia para a extensão da iniciativa em Manica, centro de Moçambique.

No país, estima-se que 727.598 idosos vivem em situação de pobreza e mais de metade não tem capacidade para trabalhar e tem a cargo os netos.

Entretanto, dos 286.176 deficientes que vivem em situação de pobreza em Moçambique, enfrentam diferentes limitações que as impedem de aceder a oportunidades de desenvolvimento, apesar de demonstrar capacidades para o trabalho.

"Não é tão simples fazer uma extensão ou abrangência total para todos, porque não é esta a abordagem do programa, mas sim faz uma priorização, para aqueles idosos que são chefes de família e não tem capacidade de realizar trabalho. Olhamos para o critério e a capacidade financeira que o próprio programa oferece", precisou Iolanda Cintura.

A responsável disse que um programa paralelo também ajuda as pessoas em situação de pobreza, mas com capacidade de trabalhar, a envolverem-se em projetos de geração de rendimentos, além de procurar estimular as famílias para tomarem a responsabilidade de cuidar dos seus membros, incluindo idosos e crianças.

Iolanda Cintura defendeu ainda a necessidade de se desenvolverem ações e programas sustentáveis, que contribuam para a proteção social básica dos grupos vulneráveis da população e destacou o esforço do Governo por estar a aumentar o orçamento para favorecer estes grupos.

No comments:

Post a Comment