Saturday, May 25, 2013

DIA DE ÁFRICA, DIA DE FESTA



Teresa Sofia Fortes – A Semana

Hoje é o Dia de África. Dentro e fora do continente, africanos e seus descendentes celebram com música, dança, cinema, artes plásticas a diversidade, a riqueza e beleza do místico continente negro – a origem de tudo, e da humanidade também. Em Cabo Verde a festa é discreta mas é Solene, com uma sessão especial do Parlamento a lembrar a eterna renascença africana destas ilhas. Também filhos destas ilhas vão estar no Brasil e em Portugal, para falar da «Mamãe África».

Conferências, debates e reflexões se sucedem por estes dias nas universidades, centros do saber, no seio da juventude cabo-verdiana - JPAI e não só - mas África também é música, esta resistência cultural que nos faz Ser muito mais do que parecer. Também é o destino e o desenvolvimento destas ilhas a mostrar a África que cresce e reocupa o seu lugar no mundo.

Mas África é também a sua diáspora. Na Bahia, Brasil, acontece a VII Semana da África, uma iniciativa de estudantes africanos e afro-brasileiros da Universidade Federal da região. Os convidados cabo-verdianos entram em cena hoje. O coreógrafo António Tavares e o multifacetado Leão Lopes são dois dos oradores da mesa-redonda “África em cena: Cultura, cinema e teatro africanos e da diáspora”, moderada por Márcia Souto, da Uni-CV.

Na segunda conferência do dia – “África vista da Diáspora” -, há também uma voz cabo-verdiana, a do documentarista Pedro Marcelino. Já César Schofield fala sobre “Cinema africano e cinema negro: produção, circulação e políticas” enquanto Filinto Elísio Silva aborda o tema “África nas Escritas Africanas”, pouco antes de lançar o seu livro “Mexendo no baú, vasculhando o u”. Cabo Verde está também na Mostra de Filmes acoplada ao evento com “São Tomé – Os últimos contratados”. O documentário de Leão Lopes relata a emigração na maioria das vezes forçada dos cabo-verdianos para as roças de São Tomé e Príncipe, onde trabalhavam em condições sub-humanas e ganhavam salários miseráveis.
Lisboa tem Africa Parade.

Há também festa amanhã à tarde em Lisboa, com a primeira África Parade na história da capital portuguesa. Puxados pelo trio eléctrico da RDP África, africanos que vivem em Portugal vão desfilar do Rossio até o Terreiro do Paço, onde vão actuar artistas bem conhecidos como Zé Espanhol, Mikas Cabral, Otis, Justino Delgado, Heitor Sampaio, Zona 5, Rei Helder.

Também em Lisboa acontece África Mostrase – mostra de cinema e cultura africana que já vai na 10ª edição. Hoje estreia no Teatro do Bairro, a performance “A última mensagem de Amílcar Cabral para o povo da Guiné Bissau e Cabo Verde”, com Flávia Gusmão e o rapper de origem cabo-verdiana Chullage. Outra grande atracção do programa é o concerto com os Congo Stars Vibrations, no Teatro Chapitô, dia 1 de Junho. A banda espalha há 12 anos pela diáspora africana sons tradicionais do continente como quilapanga, quizomba, sukus, semba e rumba congolesa.

Na cidade do Porto, o Dia de África também marca a agenda. A Faculdade de Letras da Universidade do Porto exibe ao fim da tarde de hoje o filme “Mulheres Africanas – A Rede Invisível”, do brasileiro Carlos Nascimbeni. Antes, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) acolhe duas conferências: “O lugar das mulheres nas literaturas de África em português” e “Out of Africa? Arte moderna e contemporânea em e de África (e no e do feminino)”.

Em Cabo Verde, a comemoração do Dia de África está a ser estranhamente discreta. Exceptuando a Sessão Solene na Assembleia Nacional, Praia, e as actividades político-institucionais promovidas pelo Ministério das Relações Exteriores para assinalar os 50 anos da União Africana pouco há a destacar. No campo da cultura, hoje acontece a Gala Nôs África na Tenda Alta Maré, em São Vicente – é um bòi d´conjunt à moda africana com Gai, Edson e Jimmy. O alinhamento do espectáculo é feito de funaná, kizomba e muita coladeira. Na quinta-feira, 30, o Centro Cultural do Mindelo exibe Heremakono – En attendant le bonheur –, o último filme do ciclo “África tem Cinema” que o Cine Clube da cidade promove desde o início do mês.

No comments:

Post a Comment