Thursday, May 2, 2013

ELEIÇÃO DE MISS TIMOR-LESTE CANCELADA. E A CORRUPÇÃO? E A SELEÇÃO DE FUTEBOL?




Por causa da polémica das misses desafiei o coletivo reduzido que participa no Timor Lorosae Nação a avançar com uma sondagem que apure a nosso modo aqueles que são a favor e os que são contra o evento das misses. No princípio da barra lateral do TLNpodem votar e assim explicitar a vossa opinião sobre o tema. Decerto que a sondagem não será portadora de resultados importantes mas podem alimentar a nossa/vossa curiosidade. Um passatempo  saudável mas sem grande importância. Se quiser e puder participe.

António Veríssimo

A polémica decisão do governo timorense chefiado por Xanana Gusmão em cancelar a eleição de Miss Timor-Leste 2013 parece ter cobrado uma manifesta maioria de apoiantes mas existem figuras timorenses de relevo que são de opinião contrária e que consideram a eleição de Miss Timor-Leste um evento que prestigia a mulher timorense e o país. 

De um lado os que são a favor do evento que elege Miss Timor-Leste e do outro aqueles que são contra. Os argumentos dos a favor e contra são variados, alguns até se podem considerar fruto de mentalidades tacanhas ou obscurantistas, enquanto que outros são tão a favor que mais parecem serem verdadeiros assimilados de um "mercado de carne" que expõem peças humanas bem e agradavelmente guarnecidas, possuidoras de atributos que cativam e excitam na ótica da lascívia e da tara sexual, do comezinho bicharoco humano que vê na mulher o objeto em vez da pessoa, a beleza. 

Nos certames das misses - seja referente a um país ou a um bairro -  o que está exposto é uma jovem mulher que é acima de tudo uma pessoa e não um objeto destinado ao gozo de uns quantos de cabeça suja e instintos primários. Em suma: grosso modo mas verdadeiro, há os que olham e gostam de ver mas criticam. Regra geral esses são os que não querem ali a esposa (como se fosse possível estar ali), as filhas ou as irmãs, porque nas suas cabeças a sujidade é tanta que consideram bem no intimo todas umas prostitutas a exporem-se, em certame de misses ou não. Todas, excepto as de sua família. Gente assim, quer se queira, quer não queira... é feia. Podem opinar, têm todo o direito, mas para os que pensam de modo diferente não deixa de ser chocante.

Opinião de que o evento para a eleição de Timor-Leste deve realizar-se e ser calendarizado - tal qual como noutros países - é a da primeira-dama, Isabel Ferreira, esposa do PR Taur Matan Ruak. Segundo reporta o artigo do jornal online Timor Post, Isabel Ferreira declarou publicamente que o evento Miss Timor-Leste promove a dignidade da mulher - publicado no TLN sob o título MISS TL PROMOVE DIGNIDADE FETO - o que é por demais evidente na atual sociedade. Tal evento é tão importante como os Óscares para o melhor filme, um certame para eleger o melhor aluno, a disputa para ser o melhor nesta ou naquela modalidade desportiva, etc, etc. Também há os que consideram uma estupidez 22 jogadores andarem atrás de uma bola durante mais de 90 minutos e até são contra este ou aquele desporto ou evento, mas o que é facto é que se realizam.

XANANA E OUTROS VÃO À BOLA DA BOLA - QUANTO CUSTA A SELEÇÃO DE FUTEBOL?

Xanana Gusmão declarou-se contra a realização do evento que elegeria a Miss Timor-Leste 2013. Creio que os políticos timorenses se mostraram quase todos contra o evento, incluindo as mulheres da política - o que se compreende porque agora já se consideram menos belas, deformadas, e isso mexe com elas psicologicamente. Coisa muito intima mas que até não é importante, porque uma pessoa é uma pessoa... E deve ser respeitada exatamente por isso, tal qual a natureza e/ou os animais.

O orçamento do evento, segundo consta publicamente, é no valor de 200 mil dólares. Os que são contra o evento consideram que o custo é elevado para a importância que lhe querem dispensar. Pegam nesse pretexto para ser contra. Na maioria não argumentam - pelo visto - sobre a imoralidade do evento (com mulheres quase nuas), coisa que reflete o falso moralismo da Igreja timorense. Não argumentam sobre verem o evento como uma montra de mercado de carne, objetos, etc, etc. Não, o problema é a verba elevada do custo do evento. Verba suportada pelo Estado timorense. Verba que pertence a todos os timorenses. Mas então se é esse o problema, se é por essa razão que são contra, qual é o problema de reduzir o orçamento de tal evento?

Timor-Leste tem, por exemplo, uma seleção de futebol cujo orçamento anual ultrapassa em muito os 200 mil dólares. Xanana Gusmão não é contra e até apoia, até é fanático pela "bola". Nunca foi do conhecimento público que Xanana cancelasse algo de despesas na seleção de futebol timorense. Mas o mesmo não se pode dizer relativamente a outras modalidades desportivas... E agora, na qualidade de PM cancelou o evento da eleição de Miss Timor-Leste alegando que o "combate à pobreza é prioridade". Xanana Gusmão e outros vão à bola da bola e não vão à bola (não dão importância) a outras modalidades. Quanto a "misses" gostam... Mas é só para "papá-las". A mulher objeto. E, espantemo-nos, há mulheres que até alinham segundo esta ótica. Que espanto... ou talvez não.

CORRUPÇÃO E COMBATE À POBREZA

Não há muitas semanas Xanana Gusmão manifestou-se contra a CAC - Comissão Anti-Corrupção - e de como investigava membros do seu governo (para não falar de ex-membros do governo anterior que também chefiou). Contudo, é certo, a corrupção existe em Timor-Leste de modo clamoroso. E depois pretexta Gusmão sobre a prioridade no combate à pobreza (ele devia até referir-se à fome que grassa no país que ele dirige). Não será que se combaterem sériamente a corrupção está mais de meio caminho andado para a solução da pobreza? Além do mais quem é que tem governado esquecendo-se da maioria dos timorenses - principalmente os do interior e subúrbios da capital? Tem sido Xanana Gusmão. Quem tem permitido que o fosso entre novos ricos (ladrões?) e pobres aumente de modo flagrante e abissalmente? Tem sido Xanana Gusmão. Quantos milhões de dólares se passaram para as contas bancárias de quem viu e vê Timor-Leste como a "árvore das patacas" e é (ou não) das relações de Xanana Gusmão ou de pessoas próximas das suas relações? Quem tem permitido isso? Tem sido Xanana Gusmão. Não só ele, mas principalmente ele.

Xanana Gusmão devia de assumir que não tem feito o melhor pelos timorenses nem por Timor-Leste. Devia assumir que o melhor para os timorenses não é o fosso profundo entre ricos e pobres que ele com os seus governos tem instituído.  Ainda está a tempo de corrigir. De quem já realizou tanta coisa boa por Timor era de esperarmos mais e melhor, ser mais justo.  Em respeito ao passado quase brilhante de Xanana acreditemos que ainda vale ter esperanças de que mude de políticas e declare caça aos corruptos que grassam por entre ele com a maior desfaçatez. Dificilmente não saberá quem eles são.

QUE VIVA MISS TIMOR-LESTE... MAIS BARATINHO

O orçamento da produção de um evento (qualquer evento) pode sempre ser mais ou menos oneroso, quando se trata de ser suportado por dinheiros públicos. Também pode ser mais ou menos espetacular. Mas pode sempre ser cumprido. É o caso da Miss Timor-Leste 2013.

Os referidos 200 mil dólares US que caberia ao custo do evento podem, de certeza absoluta, ser reduzidos para metade ou até menos de metade. Para isso tem de haver imaginação e capacidade de gestão da produção e realização do evento. Além do mais, com capacidade e imaginação, com vontade e iniciativa, é sempre possivel angariar alguns patrocinios e apoios de verbas da iniciativa privada. Mas isso dá trabalho e não se pode "lançar as mãos ao bolo", não é? Pois é.

Pense nisso, senhor Xanana Gusmão e seus apoiantes retrógado-púdicos. Já agora vejam lá quanto custa a seleção nacional timorense... e outras iniciativas que defendem. Tal perspetiva e conhecimento poderá ajudar a serem mais compreensivos, mais tolerantes, mais democráticos, mais honestos. Menos ditadores e repressivos para, no caso das misses, com a mulher timorense.

Sem ter que ver com as misses mas sim com as mulheres timorenses refira-se aqui o caso da rejeição da nomeação da ministra da defesa, proposta por Gusmão e rejeitada - ao que se sabe - pelo PR Taur Matan Ruak. Foi rejeitada por ser mulher? Principalmente por considerarem que aquele ministério é coisa de homens? Era interessante saber a razão alegada.

Pois é. As mulheres timorenses não são capachos que sistemáticamente têm de ser pisados pelos que usam uma arma machista que existe há séculos e outra que lhes foi fornecida pela educação da religião católica. Falsos moralismos que caem por terra na promiscuidade existente dentro das casas, em família, nos incestos, na vasta pedofilia que alastra à Igreja... Por isso importa saber que a responsabilidade da Igreja timorense nessa "educação" é imensa e o mundo deve saber isso. E os governos timorenses, os políticos, os deputados, é disso mesmo que não devem fugir de combater, em vez de calarem, em vez de menorizarem o evento das misses ou outras manifestações da cultura moderna que promove, cultiva e liberta as mulheres. As mulheres ou os homens, no caso de eventos para eles apropriados.

Por causa da polémica das misses desafiei o coletivo reduzido que participa no Timor Lorosae Nação a avançar com uma sondagem que apure a nosso modo aqueles que são a favor e os que são contra o evento das misses. No princípio da barra lateral do TLNpodem votar e assim explicitar a vossa opinião sobre o tema. Decerto que a sondagem não será portadora de resultados importantes mas podem alimentar a nossa/vossa curiosidade. Um passatempo saudável mas sem grande importância. Se quiser e puder participe.

Na foto: Marísia Soares, de Timor Leste, foi eleita Miss Fotogenia da CPLP 


No comments:

Post a Comment