Monday, May 6, 2013

ESGRIMA- REGRAS, HISTÓRIA, ORIGEM


Apesar de pouco praticado no Brasil, o Esgrima é jogado há muitos anos em outros países mas já conta com bons praticantes brasileiros e vem conquistando maior espaço a cada ano. Saiba a origem da esgrima, as regras do esgrima e um pouco de sua história nessa matéria que preparamos para você.
ESGRIMA- REGRAS, HISTÓRIA, ORIGEM
Com a realização das Olimpíadas aqui no Brasil, certamente a Esgrima será mais divulgada e conquistará novos adeptos. A história da Esgrima começou no século XVI, como mostram relatos de vários manuscritos europeus. 
ESGRIMA- REGRAS, HISTÓRIA, ORIGEM
Na França já vinham sendo realizadas competições desde o século XVII quando a Esgrima já era muito praticada. Em Atenas, no ano de 1896, na realização dos Jogos Olímpicos, a Esgrima já fazia parte das modalidades esportivas que foram realizadas nesta olimpíada. Já no Brasil, a Esgrima chegou na época do país Imperial e no início do século XX os militares do Rio de Janeiro já estavam recebendo treinamentos de Esgrima. As regras da Esgrima é relativamente fácil de serem aprendidas. 
ESGRIMA- REGRAS, HISTÓRIA, ORIGEM
Esta é uma luta que tem duração de 3 assaltos e cada um destes tem 3 minutos de duração. Serão utilizadas, durante a competição, 3 armas, sendo elas: A Florete, Espada e Sabre. Tanto o Florete quanto a Espada medem 1,10 m e são utilizadas para atingir o adversário com a ponta somente.
Publicidade:
ESGRIMA- REGRAS, HISTÓRIA, ORIGEM
 O praticante do Esgrima ganhará pontos quando atingir o tronco do adversário com o florete. Já a espada poderá ser utilizada pra atingir qualquer parte do corpo. O Sabre tem até 1,05mt e pode ter sua ponta utilizada para atingir o adversário, assim como também sua lâmina, sendo que poderá atingir a região acima da cintura. 
Assim, sempre que o praticante do Esgrima tocar o colete do opositor, ganhará ponto, que são confirmados através de sensores, o que tornou a contagem de pontos muito mais segura. Aquele que somar mais pontos, no final do combate, será o vencedor da luta. 
O roupa utilizada durante o combate são preparadas exclusivamente para esta ocasião, de forma a proporcionar aos praticantes do esporte total segurança. O praticante do Esgrima deverá utilizar máscara metálica e luvas, além do colete. As mulheres ainda devem fazer uso dos protetores para os seios. Assim, com estes equipamentos, o esgrima se torna um esporte completamente seguro. Outro detalhe importante, que não pode ser esquecido é quanto à pista de combate que deverá ter de 1,5 a 2 metros de largura e até 14 metros de extensão. 
A pista conta com uma linha divisória, na metade do espaço disponível e no fundo de cada um dos lados haverá uma área de 1,5 a 2 metros onde o competidor que está sendo atacado não poderá entrar. Com a aproximação das Olimpíadas, certamente o Esgrima atrairá a atenção de muitos brasileiros e assim irá se tornando mais conhecido em todo o país.


Não deixe de ler a matéria completa sobre:

[GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA- GRD, APARELHOS, HISTÓRIA]


Veja também as regras, história e muitos vídeos dos esportes:




Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ESGRIMA- REGRAS, HISTÓRIA, ORIGEM
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment