Saturday, May 4, 2013

FORMAS DE TRÁFICO HUMANO NO BRASIL




Pe. Mário Geremias – Revista Consciência.Net 

A cada dia aumenta esta realidade ameaçadora, a ponto de se transformar no terceiro maior negócio do mundo, perdendo apenas para a indústria bélica e o tráfico de drogas. Até a grande mídia está levando ao ar para todo Brasil, através da novela “Salve Jorge”, o problema do tráfico de pessoas.

Certamente estão envolvidas nessas redes pessoas de todas as classes sociais e de diversas profissões. Justamente por isso é muito difícil combater e solucionar o problema. Temos aí então um quadro muito complexo, que se estende no mundo todo e que se desenvolve em múltiplas dimensões. Não se trata apenas de uma problemática brasileira, mas mundial e que acaba envolvendo pessoas muito simples e humildes, provenientes de cidades pequenas do interior ou cidades grandes e capitais.

Faço memória que a Igreja há muito tempo vem enfrentando e trabalhando este tema e no próximo ano vai lançar uma Campanha da Fraternidade sobre o tráfico humano.

No Brasil podemos constatar a ocorrência de quatro formas de como esta realidade transcorre através de redes nacionais e internacionais.

1. PESSOAS QUE SÃO ENGANADAS E TRAFICADAS PARA O EXTERIOR

Muitos jovens, de ambos os sexos, são iludidos e confundidos com propaganda enganosa prometendo bons salários, emprego, casa, comida, muitas vezes por pessoas até conhecidas, próximas e “amigas”. Ao chegarem ao lugar de destino, são forçadas a trabalhar em regime de cárcere domiciliar e, através de pressões de todo tipo, são obrigadas a trabalhar naquilo que lhes é imposto pelos patrões e chefes. A exploração pode ser através da venda do próprio corpo ou da mão de obra, explorada em vários serviços.

Temos também muitas crianças desaparecidas no Brasil que provavelmente foram vítimas dessas máfias, para a venda de órgãos e esta situação representa o extremo da maldade e da falta de humanidade.

2. PESSOAS QUE SÃO ENGANADAS E TRAFICADAS PARA O BRASIL

São também jovens, adultos e crianças e seguem o mesmo caminho. O processo é praticamente o mesmo. Acompanhamos casos de pessoas vítimas de exploração nos ambientes de trabalho que conseguiram fugir e relatar o drama vivido para a Pastoral do Migrante e a Casa do Migrante. Atendemos vítimas de exploração laboral e sexual.

3. PESSOAS ABANDONADAS NO BRASIL QUE NÃO CHEGARAM AO DESTINO

Atualmente, aumenta o número de pessoas que simplesmente chegam até a pastoral nessa situação. A casa do migrante é comunicada sobre pessoas de outros países abandonadas em rodoviárias, aeroportos, portos e até em certos bairros. Pessoas que pagaram a viagem para chegar, por exemplo nos EUA ou no Canadá e ficaram na metade ou no início do caminho.

4. PESSOAS QUE USAM O NOSSO PAÍS COMO CONEXÃO PARA OUTROS

É muito comum também esta forma de atuar, devido à facilidade de movimentação dentro dos aeroportos, portos e rodoviárias.

Diante desta triste realidade, temos que nos unir todos, sociedade civil organizada, governos, cidadãos, para enfrentar e combater esta situação.

ALGUMAS FORMAS DE COMBATE:

- Campanhas de prevenção;
- Denúncias de situações constatadas;
- Punição dos responsáveis;
- Proteção às vítimas e sua reinserção social.

Todos podemos e devemos fazer algo de forma urgente e dentro de nossas possibilidades.

Fonte: Coordenação da Pastoral do Migrante do Rio de Janeiro

No comments:

Post a Comment