Wednesday, May 22, 2013

GOVERNO ANGOLANO VAI PRIVATIZAR 30 EMPRESAS ESTATAIS PARALISADAS



ANC – APN - Lusa

Lisboa, 22 mai (Lusa) -- O Governo angolano vai privatizar, nos próximos cinco anos, pelo menos trinta empresas paralisadas ou com atividade residual, indicou hoje o Ministério da Economia angolano, citado pela Angop.

Numa nota enviada à agência de notícias angolana, o ministério explica que o processo de alienação dessas empresas contribuirá para a redução da taxa de desemprego, criando parte dos 300 mil novos postos de trabalho previstos no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017.

De acordo com o documento citado pela Angop, outro objetivo desta medida é a dinamização do processo de diversificação da economia, a promoção das exportações e o aumento da produção nacional.

O ministério refere que, para cumprir tais objetivos, foi desenvolvido o programa Angola Investe, no âmbito do Apoio às MPME (micro, pequenas e médias empresas), com iniciativas específicas orientadas para aquelas MPME que atuam nos setores identificados como prioritários.

Entre as empresas que serão privatizadas encontra-se a construtora Bricomil (detida pela Sonangol, pelo Banco de Poupança e Crédito, pelo Banco de Comércio e Indústria, pelo Instituto do Setor Empresarial Público e pela ENCEL) e outras empresas de indústrias-chave, como a moagem de cereais, fabrico de massas e bolachas, fiações e tecelagens, fabrico de sabão e montagem de automóveis.

No comments:

Post a Comment