Friday, May 3, 2013

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU DIZ QUE HÁ LIBERDADE DE IMPRENSA, sindicato discorda




MB – APN - Lusa

Bissau, 03 mai (Lusa) - O secretário de Estado da Comunicação Social do Governo de transição na Guiné-Bissau, Rogério Dias, negou hoje que haja censura ou limitação de liberdade de imprensa ou de expressão no país, como alega o sindicato dos jornalistas.

Falando na abertura de uma jornada por ocasião do Dia da Liberdade de Imprensa, que se assinala hoje, organizada pelo Sinjotecs (Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social), o governante rejeitou categoricamente as apreciações feitas pelo presidente do sindicato, Mamadu Candé.

De acordo com Candé, é negro o quadro da situação de liberdade de expressão e de imprensa na Guiné-Bissau, sobretudo a partir do golpe de Estado de 12 de abril de 2012, com os jornalistas a serem ameaçados e censurados nas suas atividades.

"Estamos convictos de que nem as ameaças, nem as perseguições nos farão virar as costas à nossa nobre missão de informar e formar sempre pautando pelo respeito escrupuloso dos princípios éticos e deontológicos que regem a nossa profissão", afirmou o presidente do Sinjotecs.

O secretário de Estado da Comunicação Social negou estas alegações de Mamadu Candé, considerando mesmo que há mais liberdade de expressão na Guiné-Bissau desde o golpe de Estado.

"Vendo as múltiplas abordagens feitas à situação do país, as formas como os profissionais de comunicação social têm tratado os assuntos da nossa sociedade, chegaremos facilmente a conclusão de que, de facto, não tem faltado a liberdade de imprensa no nosso país", defendeu Rogério Dias.

"Tem havido, ao longo desse tempo, uma ou outra situação que não tem abonado para a plenitude da liberdade de imprensa, refiro-me a um estágio de vivência máxima de liberdade de imprensa, mas é utópico acreditar que a liberdade de imprensa deve ser exercida a cem por cento", sustentou Dias.

"Nós não conhecemos uma sociedade onde a liberdade de imprensa é vivida a cem por cento", acrescentou ainda o governante, reforçando que os profissionais de comunicação social "podem exercer a liberdade de imprensa desde que esse exercício não colida com os valores fundamentais da sociedade".

Para Rogério Dias, a liberdade de imprensa não pode pôr em causa a unidade nacional, a soberania, a paz e a estabilidade do país. "O regime saído do golpe de Estado é pela abertura à liberdade de imprensa", notou Rogério Dias.

No comments:

Post a Comment