Sunday, May 19, 2013

GOVERNO MOÇAMBICANO E RENAMO RETOMAM HOJE NEGOCIAÇÕES SOBRE CRISE POLÍTICA




PMA – JMR - Lusa

Maputo, 20 mai (Lusa) - O governo moçambicano e a Resistência Nacional de Moçambique (Renamo) retomam hoje negociações, visando resolver a crise política no país, três dias após o executivo ter rejeitado todas as condições prévias apresentadas pelo maior partido da oposição.

As negociações entre as duas partes foram interrompidas há uma semana após a Renamo exigir uma resposta por escrito às exigências que pretende ver satisfeitas antes da discussão das questões de fundo em torno dos litígios com o governo.

Em comunicado enviado à comunicação social na quinta-feira, o governo moçambicano rejeita as três condições prévias colocadas pela Renamo.

O executivo moçambicano rejeita a exigência de envolvimento de mediadores nacionais e internacionais no processo negocial, a retirada da polícia da Serra da Gorongosa, a antiga base central da guerrilha da Renamo, onde o seu líder, Afonso Dhlakama, se reinstalou em novembro do ano passado, e a libertação de membros do partido detidos em abril, durante a invasão da sede do movimento em Muxúnguè pela polícia.

O atual processo negocial entre o governo e a Renamo foi causado por confrontos entre a polícia e antigos guerrilheiros do principal partido da oposição em abril, no centro do país, que provocaram cinco mortos e vários feridos.

A Renamo ameaça impedir a realização das eleições municipais de novembro e gerais (presidenciais e legislativas) do próximo ano, caso o governo não ceda à sua exigência de que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) seja formada com base na paridade entre os três partidos com assento parlamentar.

No comments:

Post a Comment