Wednesday, May 15, 2013

HENRIQUE ROSA: MORREU EX-PRESIDENTE DA TRANSIÇÃO GUINEENSE




Agência Lusa, publicado por Susana Salvador em Diário de Notícias

O ex-presidente da transição da Guiné-Bissau Henrique Rosa morreu hoje aos 66 anos, depois de vários meses internado no hospital de São João, no Porto, disse hoje fonte familiar à agência Lusa em Bissau.

Nascido em Bafatá, leste da Guiné-Bissau, a 18 de janeiro de 1946, Henrique Rosa, empresário e conhecido pelo seu fervoroso catolicismo, entrou para a política ativa em 2003 como Presidente de transição da Guiné-Bissau, depois de o presidente eleito, Kumba Ialá, ter sido derrubado num golpe militar.

Henrique Rosa conduziu o país até às eleições presidenciais de julho de 2005, tendo entregado o poder ao posteriormente assassinado João Bernardo "Nino" Vieira.

Candidatou-se às presidências antecipadas de 2009 e voltou a concorrer em 2012, escrutínio do qual só se realizou a primeira volta devido a mais um golpe de Estado, a 12 de abril do ano passado.

Há vários meses em tratamento em Portugal, Henrique Rosa acabaria por morrer hoje de madrugada no Hospital de São João no Porto.

O corpo do antigo dirigente guineense deverá chegar no fim de semana à capital da Guiné-Bissau para as cerimónias fúnebres.

No comments:

Post a Comment