Friday, May 10, 2013

Moçambique - Nampula: DISSIDENTES DO MDM VÃO CONCORRER ÀS AUTÁRQUICAS




O grupo assume-se como defensor dos recursos naturais

Faizal Ibramugy – Voz da América

Dissidentes do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, na província de Nampula anunciaram que vão concorrer às quartas eleições autárquicas marcada para Novembro próximo sob bandeira de uma pequena associação recém-criada. 

Denominada, Associação para Educação Moral e Cívica na Exploração dos Recursos Naturais, ASSEMONA,  a organização dedicava-se até agora a actividades de sensibilização e de educação cívica e moral das comunidades com maior predominância no que se refere aos recursos naturais.

Segundo referiu Mário Albino Muquissince presidente da referida associação e que na altura da instalação do MDM em Nampula até há bem pouco tempo desempenhava as funções de delegado provincial naquele partido, “a ideia de ASSEMONA concorrer nas próximas eleições foi sugerida por um grupo de jovens, que constitui a força activa da associação”.

Segundo ele, “a proposta foi bem analisada e o conselho de direcção reunido ontem decidiu responder positivamente ao desejo dos jovens”.

Numa primeira fase, a agremiação pretende concorrer apenas na província de Nampula, dai que o trabalho de mobilização ao nível dos municípios de Nampula, Angoche, Nacala, Ilha de Moçambique, Monapo e Ribauè, estão numa fase avançada.

“Como defensores dos recursos naturais, não devemos, menosprezar o processo democrático”, disse Muquissince avançando que ao nível dos seis municípios que até então a província possui, a sua agremiação tem montado pequenos núcleos que de forma democrática estão a respeitar todos os pressupostos impostos pela lei eleitoral para concorrer as eleições de 20 de Novembro.

Segundo o presidente da ASSEMONA, a sua associação pretende vencer as eleições para como disse “ resolver a problemática de gestão dos resíduos sólidos, abastecimento de água e a exclusão dos jovens nos diferentes megaprojectos”.

No comments:

Post a Comment