Sunday, May 19, 2013

Moçambique: Pesquisa indica elevada taxa mais alta de mortalidade infantil por diarreias




PMA – PJA - Lusa

Maputo, 19 mai (Lusa) - Moçambique tem a mais alta taxa de mortalidade infantil por diarreias, entre sete países analisados no Estudo Multicêntrico Entérico Global, coordenado pelo Centro para o Desenvolvimento de Vacinas da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland.

A pesquisa, a que a Lusa teve acesso, avaliou o perfil das doenças diarreicas em mais de 20 mil crianças, menores de cinco anos, de Moçambique, Gâmbia, Mali, Quénia Índia, Paquistão e Bangladesh, entre dezembro de 2007 e março de 2011.

Em declarações à Lusa, Inácio Mandamando, co-investigador principal do Centro de Investigação da Manhiça, sul de Moçambique, que participou no estudo, afirmou que o país apresentou a taxa de mortalidade infantil mais alta dos sete, com cerca de oito por cento de morte das 374 crianças doentes acompanhadas na pesquisa.

"A cifra de mortes mais alta foi encontrada em Moçambique, onde, aproximadamente, oito por cento das crianças morreram. A explicação para isso será oferecida nos dados mais definitivos, mas é necessário atender ao facto de Moçambique ter uma alta prevalência de HIV/SIDA, que foi objeto de um sub-estudo", afirmou Inácio Mandamando.

Tal como nos outros países analisados, o rotavírus foi identificado como o micro-organismo causador de diarreias moderadas e severas em Moçambique, situação que obriga à introdução urgente da respetiva vacina, assinalou o investigador.

"O estudo revelou que mais de um quarto dos casos de diarreias moderadas e severas em crianças moçambicanas foi causado por rotavírus, a maior percentagem entre todos os países que participaram no estudo, o que reforça a importância de introduzir as vacinas contra o rotavírus", assinalou o pesquisador.

Segundo Inácio Mandamando, um estudo mais conclusivo sobre o perfil das doenças diarreicas no país poderá sugerir as abordagens terapêuticas a seguir, que além de vacinas, passarão pela toma de suplementos, como o zinco, acrescentou o pesquisador.

Os resultados do Estudo Multicêntrico Entérico Global indicam que as diarreias são a segunda causa de mortalidade infantil nos países pobres, a seguir à pneumonia.

No comments:

Post a Comment