Friday, May 10, 2013

Portugal: BE. Passos “convidou o CDS a sair do governo” por causa das pensões




Liliana Valente – Jornal i

O líder do Bloco de Esquerda, João Semedo, considerou hoje que o primeiro-ministro, ao insistir no corte das pensões mais não fez do que convidar “o CDS a sair do governo”. Para o bloquista, que falava aos jornalistas no final da reunião com o primeiro-ministro sobre as medidas do executivo de promoção do crescimento económico, o CDS só não sairá do governo se “o ministro Paulo Portas tiver duas caras e dois discursos: uma cara em Conselho de Ministros e outra quando fala aos portugueses”.

João Semedo falava sobre o facto de o primeiro-ministro ter garantido esta manhã no parlamento que o corte nas pensões (convergência entre a Caixa Geral de Aposentações e a Segurança Social) se deverá aplicar aos actuais pensionistas. O CDS ainda não falou sobre esta medida o que tem causado dúvidas uma vez que no domingo passado, Paulo Portas, numa conferência de imprensa sobre o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) posicionou-se contra a taxa sobre as pensões com o argumento de que esta reduziria o rendimento disponível e que a redução do rendimento dos pensionistas por esta via era um limite que não deixaria ser ultrapassado pelo executivo.

Na reunião com o governo sobre o outro documento, que contém medidas para promover o crescimento económico, João Semedo garante que o que o BE fez foi entregar as propostas, mas que estas vão em sentido contrário ao defendido pelo governo. João Semedo, que se fez acompanhar de Catarina Martins, Ana Drago e Pedro Filipe Soares, diz que o BE “não tem expectativas” que o governo venha a incorporar medidas propostas pelo executivo. “É hora de acabar com a política de austeridade, de renegociar a dívida e isso implica a demissão do governo. Apresentámos as nossas propostas para o crescimento da economia, para a emergência social e aprofundamento da democracia”, disse no final da reunião em declarações aos jornalistas.

No comments:

Post a Comment