Saturday, May 4, 2013

Portugal: JERÓNIMO CRITICA “NOVO PROGRAMA DE TERRORISMO SOCIAL” DO GOVERNO




JAP – JPF - Lusa

O secretário-geral do PCP classificou hoje como “um novo programa de terrorismo social” as novas medidas de austeridade e defendeu “uma outra política” que é “inseparável da demissão do Governo e da realização de eleições antecipadas”.

“O país precisa de uma outra política que ponha fim à recessão e ao declínio económico, à injustiça, ao empobrecimento e ao rumo de afundamento nacional, e que é inseparável da demissão do Governo e da realização de eleições antecipadas”, afirmou Jerónimo de Sousa, no Porto, durante o seu discurso na conferência “Álvaro Cunhal – A organização e a luta dos trabalhadores”.

Segundo o secretário-geral do PCP, “o conjunto de medidas devastadoras” anunciadas na sexta-feira pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, “ao contrário do que se quer fazer crer, não são dirigidas especificamente aos trabalhadores da administração pública e a todos os reformados”.

“A devastação das medidas atingirá toda a atividade económica, a sobrevivência de milhares de empresas, a vida de milhões de famílias. Medidas que são um passo mais em direção ao abismo que é preciso travar”, sublinhou.

Jerónimo de Sousa afirmou que, “mais do que nunca, aos olhos dos trabalhadores e do povo, está mais clara a opção a fazer: ou derrotar e demitir este Governo, ou aceitar o futuro de pobreza e de miséria a que Passos e Portas querem condenar o país”.

Para o comunista, “está na hora” dos portugueses imporem “com a sua luta e o seu protesto o fim deste caminho desgraçado”.

“Toda a evolução da situação mostra que é necessário e urgente encontrar um novo caminho para Portugal em rutura com a política de direita”, disse, considerando que esse percurso faz-se com “o desenvolvimento da luta de massas”.

Jerónimo de Sousa entende que as novas medidas de austeridade foram congeminadas “às escondidas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e os restantes componentes da ‘troika’ estrangeira, sob a capa de uma intitulada reforma do Estado”.

Pedro Passos Coelho anunciou “novos roubos aos reformados, um novo assalto aos direitos dos trabalhadores, um passo mais na liquidação de diretos, novos e arrasadores cortes na saúde, na proteção social e na educação, um ataque aos militares e forças de segurança”, acrescentou.

Jerónimo disse ainda que, “perante as políticas que se esboçam e os graves problemas sociais que se avolumam, os tempos que aí vêm só podem ser tempos de ação e de luta”.

No comments:

Post a Comment