Friday, May 17, 2013

Portugal: Lobo Xavier (CDS) diz que PSD e CDS é que forçaram intervenção da "troika"




TSF

António Lobo Xavier considera que foi o PSD e o CDS que forçaram a intervenção da "troika" em Portugal e que nem a Merkel queria que o resgate tivesse acontecido assim.

Na quinta-feira, no programa "Quadratura do Círculo", na SIC Notícias , o histórico do CDS disse que foram os partidos que agora integram a coligação governamental que forçaram a entrada das três instuições em Portugal com o objetivo de pressionar o Governo da altura, ou seja, o de José Sócrates.

Lobo Xavier diz que nem mesmo a chanceler alemã Angela Merkel queria que o resgate a Portugal fosse feito da forma como foi.

«No princípio a senhora Merkel não queria uma intervenção concertada, regulada, com memorando, este aparato formal de memorandos com regras, promessas e compromissos tudo medido à lupa», adianta Lobo Xavier.

Pacheco Pereira realça que este «formato foi desejado como instrumento de pressão externa para a política interna», considerando que «houve alguém que desejou e que o utilizou de forma teórica e política».

Nesta debate, tanto Pacheco Pereira como Lobo Xavier chamaram ao primeiro-ministro «aprendiz de feiticeiro».

No comments:

Post a Comment