Monday, May 20, 2013

Portugal: Manifestantes em Belém começaram a desmobilizar pouco depois das 20:00




CMP - VAM – GC - Lusa

Os manifestantes que hoje à tarde protestaram em frente ao Palácio de Belém para pedir a demissão do Governo começaram a desmobilizar pouco depois das 20:00.

Ao longo de três horas centenas de pessoas estiveram concentradas na Praça Afonso de Albuquerque enquanto decorria o Conselho de Estado, que pelas 20:30 ainda não tinha terminado.

O protesto foi intercalado por momentos de silêncio e vaias ao Governo e palavras de ordem.

“Está na hora do Governo se ir embora”, “A múmia continua a não se pôr na rua” e “Sai do caixão e pede a demissão” foram as palavras mais ouvidas durante a concentração que reuniu mais participantes por volta das 18:00.

O protesto foi convocado pelo movimento ‘Que se Lixe a Troika’ e atraiu outras organizações como a ‘Plataforma 15 de outubro’ e o ‘Movimento Nacional de Reformados Portugueses’.

Apesar de os organizadores terem a intenção de pôr termo à manifestação apenas quando terminar a reunião do Conselho de Estado, a maioria dos manifestantes começou a desmobilizar pouco depois das 20:00, após os diretos dos canais de televisão.

A reunião do Conselho de Estado, marcada pelo Presidente da República para discutir o ‘pós-troika', teve início pelas 17:10, com o presidente do Governo Regional dos Açores a ser a única ausência a registar.

A reunião foi convocada há uma semana pelo Presidente da República, que já explicou que considera "importante ouvir a reflexão dos conselheiros de Estado sobre matérias de relevância clara em Portugal, à medida que se aproxima o fim do programa de assistência financeira mas também para obter indicações para a posição portuguesa a ser defendida, pelo Governo português, no Conselho Europeu do mês de junho".

No comments:

Post a Comment