Saturday, May 25, 2013

Portugal: Milhares de manifestantes gritam contra Governo e Presidente em Belém

 

Jornal i - Lusa
 
A manifestação da CGTP em Belém foi precedida de quatro pré-concentrações (na Junqueira, no Restelo, em Pedrouços) distritais e setoriais
 
Milhares de manifestantes estavam às 17:00 concentrados junto ao palco montado pela CGTP em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, gritando palavras de ordem contra o Governo e o Presidente da República (PR).
 
Os manifestantes ocupavam todo o largo em frente aos Jerónimos, preenchendo a rua em frente ao mosteiro e prolongando-se até ao jardim da Praça do Império.
 
Muitos manifestantes empunhavam bandeiras da central sindical CGTP e de outros sindicatos da função pública.
 
Cerca das 16:00 estavam já milhares de pessoas em Belém, a gritar palavras de ordem como “Governo para a rua” e “Palhaços”.
 
Nas palavras de ordem e nos cartazes, os manifestantes estão centrados não só nas críticas ao Governo, como também à atuação do PR.
 
Entre as palavras de ordem estão “Cavaco, função do presidente é demitir aquela gente” e veem-se cartazes nos quais está escrito “Palhaço Cavaco”, com uma imagem do PR com um nariz vermelho, ou uma foto do PR com a legenda “Leilão de imóveis”.
 
“Cavaco! O teu Governo já não representa a maioria que o elegeu - Eleições já”, “Cavaco para a rua” e “Governo rua”, são outras das legendas dos cartazes.
 
Além dos muitos cartazes de Cavaco Silva com montagens do presidente vestido de palhaço e alguns manifestantes que se fazem acompanhar de narizes vermelhos, são visíveis ainda criticas ao Governo como “PSD e CDS nunca mais” e “Bandidos, demissão”.
 
Enquanto a sindicalista Ana Avoila discursava, vários manifestantes insurgiram-se contra o PR, usando expressões como “palhaço” e criticando os gastos do Presidente.
 
O acesso à frente do palácio de Belém estava limitado por baias colocadas pela polícia, que obrigavam os manifestantes a circundar o jardim frontal à presidência, de forma a poderem chegar à frente do palco instalada junto aos mosteiro dos Jerónimos, onde discursam os sindicalistas.
 
A manifestação da CGTP em Belém foi precedida de quatro pré-concentrações (na Junqueira, no Restelo, em Pedrouços) distritais e setoriais.
 
Os trabalhadores da função pública, que já têm uma greve prevista para junho, saíram do Restelo.
 

No comments:

Post a Comment