Sunday, May 5, 2013

Portugal: A REVELAÇÃO DE MARQUES MENDES




Henrique Monteiro – Expresso, opinião

Eu nem queria acreditar quando ouvi Marques Mendes anunciar uma reunião do Conselho de Estado. Não só porque sendo ele próprio conselheiro devia estar calado (parece-me uma questão ética essencial não se aproveitar de um lugar para o qual foi eleito no Parlamento, pelo PSD, para dar notícias como comentador político - mas será que o percebe?), mas sobretudo pelas palavras que utilizou para caracterizar a situação política. Cito com cuidado:

"Passos Coelho, com este conjunto de medidas apresentadas nesta altura deu um sinal político aqui. É de que já não acredita em ganhar eleições. É uma espécie de deitar a toalha ao chão, o que lhe pode vir, de resto, a criar problemas amanhã, dentro do partido, quando deputados, autarcas e gente perceberem que vão perder tudo. Agora, Paulo Portas não desistiu de ganhar eleições pelo que pode haver aqui uma clivagem".

Eu não sei se toda a gente lê o mesmo do que eu. Mas se olharmos para a situação do país, parece-me que Passos Coelho ganhar ou perder eleições (o mesmo direi para Seguro ou Portas) é totalmente irrelevante. Com quase 20 por cento de desemprego, falências em massa, miséria, fome, pobreza, esta gente - gostaria de dizer esta gentinha - analisa os problemas do país pelos seus egozinhos de boys. "Deputados, autarcas e gente do partido perceberem que vão perder tudo", diz Marques Mendes, que foi líder do PSD e ministro deste país? Pelo amor de Deus! É tão revoltante que não tenho mais palavras...

Sinceramente, eu próprio sinto vergonha quando vejo pessoas, que deveriam ser exemplares nesta altura das nossas vidas, continuarem como sempre fizeram até aqui: a achar que a política é um jogo que se faz em nome de um povo que apenas serve para pagar impostos e votar, e onde o que conta é o seu clubinho vencer eleições. Marques Mendes, que foi bastante sério como líder do PSD, demonstrou que afinal mantém intacta a sua alma deboy, de jotinha. Não é capaz de dizer o óbvio: se Passos já não acredita em ganhar eleições faz muito bem. Foram as promessas e mais promessas, as medidas e mais medidas baseadas em ilusões e facilidades que nos deixaram onde estamos. O que o país lhe pede não é que as ganhe, é que o tire desta situação que muitos governos (e Mendes fez parte de alguns) o meteram. Churchill também perdeu eleições depois de ganhar a guerra e quem me dera que Passos ganhasse esta guerra de reequilibrar as contas. Não acredito que o faça, até porque tem cometido muitos erros, mas se os seus amigos e conselheiros são assim como Marques Mendes, nem precisava de inimigos.  

No comments:

Post a Comment