Wednesday, May 22, 2013

PR DE TIMOR-LESTE QUER LEI PARA PENALIZAR PESSOAS QUE DEITEM LIXO NA RUA



MSE – VM - Lusa

Díli, 22 mai (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, recomendou na terça-feira ao Governo a criação de uma lei que penalize as pessoas que deitem lixo na rua, refere a Presidência timorense, em comunicado divulgado hoje.

"Quem deitar lixo ao chão será detido e obrigado a pagar uma multa. É uma forma de educarmos a comunidade. Caso contrário, acabamos por ser nós - o Presidente, o primeiro-ministro e ministros - a limpar o lixo e a atitude do povo mantém-se inalterada", referiu o Presidente, citado no comunicado.

Segundo o documento, Taur Matan Ruak falava no lançamento de um programa de sensibilização comunitária dedicado ao tema "Como viver de forma saudável num ambiente saudável" no bairro Delta II, em Díli, considerado como um bairro sem lixo.

O Presidente timorense pediu também ao Governo a criação de um programa educativo para ensinar a comunidade a "gostar de viver na limpeza".

O Governo de Timor-Leste realiza anualmente várias campanhas para recolha de lixo que envolvem todos os funcionários públicos e membros do executivo com o objetivo de prevenir a propagação de doenças que possam colocar em causa a saúde e o bem-estar públicos.

O problema do lixo em Díli agrava-se durante a época das chuvas quando as ribeiras com o aumento do volume de água, proveniente das montanhas, depositam nas praias o lixo, que para lá é deitado.

O lixo entope também as valetas e esgotos, provocando constantes inundações na cidade durante o período da época das chuvas.

Leia mais sobre aquela região do mundo e Timor-Leste em TIMOR LOROSAE NAÇÃO

No comments:

Post a Comment