Saturday, May 18, 2013

PROPOSTA PARA O FIM-DE-SEMANA



Rui Peralta, Luanda

Este fim-de-semana proponho uma viagem diferente. Uma viagem ao Imaginário e às dimensões do Fantástico para quebrar a rotina do emprego ou do desemprego. Não precisam de preparar bagagens nem de ter dinheiro. Basta ir. Tão-somente. Comecemos então.

O Reino de Cristal

A primeira proposta é para o Reino de Cristal. Este Reino tem a paisagem dominada pelo imenso Palácio de Cristal, caracterizado por quatro imponentes torres, que representam os quatro pontos cardeais. A norte a torre de marfim, a Sul a torre de mármore, a Este a torre de madeira e a Oeste a torre de prata. No cimo das torres os terraços são em forma de círculo, de onde se pode ver todo o horizonte.

A torre de mármore, a Sul, é guardada por A Bao A Qu, uma identidade que reage á qualidade das almas. A Bao A Qu vive, em letargia, no primeiro degrau da escada de caracol da torre. Apenas manifesta vida consciente quando alguém sobe as escadas. Se quem sobe as escadas tiver alma pura, o A Bao A Qu, torna-se um ser luminoso, bonito e agradável. Mas se a alma for impura o A Bao A Qu torna-se numa imensa bola cheia de espinhos, que impede o visitante de subir.

O Reino de Cristal é governado pelo Rei Tritão II, um nobre ictiocentauro, homem da cintura para cima e peixe da cintura para baixo. Tem cauda de peixe e as patas dianteiras de leão. A rainha é uma linda princesa dos Reinos do Sul que tornou-se, pelo casamento realizado com Tritão II, na rainha mais bela do Reino de Cristal.

A Ilha do Pirata

Aconselho o viajante a não perder a Ilha do Pirata. Chegue cedo ao Reino de Cristal, visite-o com atenção, percorra os cantinhos todos e a meio da tarde pisgue-se para a Ilha do Pirata, alugando um barco ou um hidroavião.

Nesta ilha o viajante encontra a Estátua Sensível, uma invenção de Condillac filósofo francês do seculo XVIII, que usou este seu invento para refutar a doutrina das ideias inatas, desenvolvida por um outro filósofo francês, Descartes. Condillac imaginou uma estátua de mármore, representando um homem, onde alojou uma alma inexperiente, que nunca pensou, nem entendeu, conferindo-lhe, como único sentido, o olfacto.

O cheiro do jasmim, durante um breve instante, foi o universo da estátua de mármore. Depois vieram outros cheiros e aromas e a maresia. Mais tarde surgiram a consciência, a atenção, a memória, a comparação, a percepção da diferença, a analogia, o juízo, a reflexão e a imaginação. A estátua adquiriu, assim, as faculdades do entendimento. Após estas, percepcionou o amor e o ódio, a esperança e o medo, as faculdades da vontade. Este processo criou na estátua a noção abstracta do número, meio indispensável para o passo final: a aquisição dos restantes sentidos e com eles a noção de espaço. Humanizado, com pele de mármore, vontade própria e consciente, Estátua Sensível encontrou nesta ilha o seu habitat natural.

Um outro ser intrigante, que usualmente vem oferecer os seus serviços aos viajantes é o Ser Hipotético, cuja pele tem apenas um ponto sensível e móvel, na extremidade de uma antena, o que não lhe permite ter percepções simultâneas. Para ele o mundo exterior é apreendido pela simples projecção ou retracção da sua antena móvel. As suas tarefas na ilha estão relacionadas com os assuntos meteorológicos e de orientação. No entanto os Brownies são sempre os primeiros a receber os visitantes, quando estes descem no cais. Os Brownies são pequenos homenzinhos, não tendo mais de meio metro de altura, barbudos, de pele castanha, e que realizam todas as tarefas.

A Ilha do Pirata é circular, com uma pequena baía, de um verde luxuriante, provocado pela densa floresta. O sítio ideal para pernoitar por aqui é a casa do Pirata, situada no cume de uma alta montanha, subindo-se até lá através de um elevador, movimentado por um moinho, em cujas pás cai a água de uma cascata. É uma casa redonda, tal como a ilha, com dois pisos, sendo os quartos no segundo piso e as áreas funcionais e de convívio, no primeiro piso.

A Ilha é um santuário de aves exóticas. Despertam a atenção dos viajantes umas estranhas aves, os Perítios, metade cervos e metade aves, com a cabeça e as patas dos cervos e as asas e plumagem de aves. As fêmeas têm uma plumagem verde escura e são maiores, sendo os machos, mais pequenos e como plumagem cor celeste. Embora tenham um comportamento pacífico, são muito territoriais e agressivos para com os estranhos, pelo que aconselha-se os viajantes a terem alguns cuidados, no relacionamento com estas aves. A sombra dos Perítios tem a particularidade de ser a sombra de um ser humano.

A floresta da Ilha é povoada por enormes árvores e plantas das mais variadas espécies, aves cujas plumas são arco-íris e cujo canto encanta o ouvido mais duro. Uma das poucas espécies animais que habitam a ilha e não voam, para além da imensa variedade de peixes que habitam o rio que a atravessava e o mar que a circundava (e alguns são peixes voadores), são os Macacos da Tinta.

Estes macacos tinham 4 a5 polegadasde comprimento, de pelo azul-escuro, muito sedoso e suave e olhos grandes e brilhantes. O seu comportamento é bastante curioso. Quando vê alguém a escrever ou a pintar, senta-se a seu lado, com as pernas cruzadas, aguardando que acabem, para beber a tinta que sobra.

De grande beleza são as Tartaruga-Génio, feitas de água, fogo e luz das estrelas. Na sua carapaça lê-se o nome, impronunciável, de Deus, com 666 sílabas. O visitante pode ainda apreciar a Mandrágora. Tem as negras, fêmeas e as brancas, machos. A sua raiz é de leite coalhado e quando se arrancam emitem um grito de dor.

O Reino de Zibar

Se não gosta de pirataria, nem de piratas e prefere ambientes mais místicos ou góticos, ou se acabou de perder a namorada num encontro sadomasochista (apaixonando-se a sua noiva pela dominadora) tem uma alternativa.

O Reino de Zibar é um estranho reino, dominado pelos Seres Térmicos, seres que não são visíveis, nem tangíveis, embora se possam tornar visíveis aos outros seres, se assim o desejarem, através das cores que podem gerar através do seu calor. Os Seres Térmicos são constituídos apenas por calor, por ar quente. Há muitos anos atrás, o Reino de Zibar estava ligado ao Reino de Zan. Mas os habitantes de Zan, também eles constituídos por fogo, preferiram separar-se dos Seres Térmicos e entregaram o poder, na sua parte da Ilha a um grande Rei, com um rosto de chama branca e o corpo de fogo.

Enquanto o Reino de Zan proíbe o contacto com os estrangeiros, sendo nele proibido entrar, no Reino de Zibar é o oposto. Os Seres Térmicos ocupam apenas uma pequena parcela do território, permitindo que os estrangeiros possam usufruir do restante espaço do seu reino, que acabou por se tornar num grande mercado, embora controlado pelas rígidas leis dos Seres Térmicos.

Este é um Reino habitado por animais estranhos. Nos espelhos de Zibar encontramos os Animais dos Espelhos, que navegam pelos espelhos como peixes na água. Estes animais não têm forma e são muito esquivos. Por sua vez, no Sul do Reino, na floresta de Perelandra, habita o Monstro de Lewis, uma espécie pacífica, que tem o nome de monstro apenas devido ao seu enorme tamanho. É negro, sem pelo e brilhante. As suas patas dianteiras são parecidas com jovens árvores e as suas patas traseiras são idênticas às de camelo. Têm um enorme ventre, branco e pescoço de cavalo. O seu rosto é humano, com grandes e rasgadas bocas e narizes achatados. A cauda é enorme e peluda, sendo cor-de-rosa nas fêmeas e azul clara nos machos e comunicam entre si cantando. Apesar do seu tamanho, são tímidos. As fêmeas não têm leite para amamentar os filhos, que são entregues, durante 3 meses, a fêmeas de outras espécies, que os amamentam.

Outro animal destas paragens, que habitam as florestas das províncias do norte do reino, é o Sonho de Kafka, um enorme burro, com muitos metros de comprimento, com uma grande cauda branca e uma cabeça pequena e oval. É pacífico e brincalhão. Nas florestas de Nantucket, na região centro, as árvores dão frutos vermelhos e nelas reside um animal com cerca de 3 pés de comprimento e 6 polegadas de altura, de patas curtas mas com afiadas garras escarlates, semelhantes a corais. De pelo liso e sedoso, todo branco, com uma cauda pontiaguda de pé e meio de extensão, cabeça de gato, orelhas caídas e dentes vermelhos, é conhecido pelo nome de Sonho de Poe.

Outra característica do Reino de Zibar é a água. As águas dos rios e afluentes que correm na floresta de Nantucket têm um aspecto de águas poluídas. Quando se despenham, ficam consistentes, tipo goma. Não é água incolor, mas púrpura, embora numa vasilha fique incolor e com veios distintos.

O Reino de Youwarkee

Para os que se apaixonaram, durante a semana, pela dominadora e ela não vos dá qualquer hipótese, o Reino de Youwarkee é a solução. Não aconselho os viajantes que passam nesta região a andarem por aqui muito despreocupados. Este é um reino perigoso. Youwarkee é rainha dos Glums uma tribo alada, metade Homens e metade aves e foi ela quem fundou o reino. Fêmea da sua espécie, Youwarkee, que foi casada com um Homem, despreza, no entanto a espécie humana, ao ponto de ter assassinado o seu marido, antes de ser rainha. Quando os seus braços se abrem, surgem asas de sedosas plumas. É de uma grande crueldade, tal como toda a sua tribo.

Neste reino, para além dos Glums, a tribo dominante, existem os Trolls, gigantes escravizados pelos Glums, que habitam em cavernas miseráveis. São seres malignos, muito estúpidos, mas muito úteis para os trabalhos que requerem esforço físico e para a guerra. Alguns são dotados de duas ou, até mesmo, três cabeças.

A fauna do Reino de Youwarkee é constituída por animais exóticos, como o Tao-T’ieh, animal com dois corpos, uma só cabeça e seis patas. A sua cara pode ser de tigre, no caso das fêmeas, ou de dragão, no caso dos machos. Ao nascerem, têm, todos, rosto humano. São animais pacíficos, herbívoros e comedores de peixes pequenos e insectos, conhecidos por serem glutões. A Sul do reino habitam os Tigres Vermelhos, a Norte os Tigres Negros, a Oriente os Tigres Azuis, a Ocidente os Tigres Brancos e nas Províncias centrais os Tigres Amarelos. Por fim a Uroboros, uma serpente enorme, com mais de 20 metros de comprimento, que devora a sua própria cauda. A Uroboros habita nos rios e afluentes deste reino.  

A Ilha do Inferno

Se são vocês os dominadores ou dominadoras e apaixonaram-se por um parvalhão de um passivo ou por uma escrava estupida, que não entende patavina de paixão, aconselho-vos este lugar. A Ilha do Inferno é o lugar mais desolador de todos os mundos, habitada pelos seres mais malignos do universo e o único ponto de passagem para o Deserto dos Yinn, que fica no seu interior, no meio do Lago do Enxofre. É um local cheio de perigos inumeráveis, em que toda a flora é carnívora, os solos são armadilhas, as lamas paralisam qualquer ser vivo e as areias movediças ou as pedras comedoras de Homens abundam O litoral é um cemitério de embarcações abandonadas e de esqueletos de visitantes.

Entre as inúmeras espécies que a habitam destacam-se: a Anfisbena, uma serpente com mais de 2 km de comprimento, 500 metros de largura e duas enormes cabeças, posicionadas, cada uma no extremo oposto da outra; o Cérbero, um cão de tamanho descomunal, com 3 cabeças, 4 olhos em cada cabeça, pelo negro, espetado, garras enormes e longas fileiras de dentes afiados. A sua cauda é uma serpente. Devoram as suas vítimas e aprisionam-lhes as almas; o Devorador das Sombras, que retira as sombras aos humanos incautos; o Dragão, um ser alado com cornos de búfalo, cabeça de camelo, dentes de leão, olhos vermelhos, pescoços de serpente, todo o corpo coberto de escamas, garras de águia, patas de tigre e orelhas de boi, que expele fogo das suas narinas e habita as profundidades das Montanhas do Inferno; o Leviatã com cabeça e rosto de Homem, pescoço de serpente, patas e juba de leão e corpo de peixe; a Hidra, uma imensa serpente com 666 cabeças e o Mantícora, um animal horrível, comedor de carne humana, com 3 filas de dentes, rosto e orelhas de Homem, olhos azuis, corpo de leão e cauda equipada com aguilhões de lacrau, que atira com grande precisão e com os quais atinge as suas vitimas, paralisando-as, para depois as devorar.

A Ilha do Inferno é dominada pelas Banshee, umas fadas horrendas, cuja arma mortal é o seu gemido, o keening. Podem assumir formas de mulheres esbeltas ou de sereias e são noctívagas. As suas tropas são constituídas pelos Swedenborgs, demónios sangrentos, de aspecto humano, com mais de 2 metros de altura, loiros e de olhos azuis. Os Swedenborgs só podem ficar expostos ao sol da manhã ou do fim da tarde, pois o sol mais forte queima-lhes a pele e eles perdem o rosto ficando com um cheiro fétido. Nos ciclos de reprodução, quando as Banshee ficam com o cio, utilizam os Swedenborgs. Das crias resultantes, as fêmeas são Banshee e os machos Swedenborgs.

Se visitarem o Deserto dos Yinn, no meio do Largo do Enxofre, desejo-vos boa sorte. Os Yinn são seres feitos de fogo, mas de um fogo escuro e sem fumo. Podem assumir as mais variadas formas, voarem, atravessar paredes ou tornarem-se invisíveis. Têm o hábito de raptar as mulheres mais belas, para poderem pedir resgate, ou venderam-nas às tribos de outros desertos. O seu chefe é o terrível Iblis, considerado invencível.

Núbia

Se não andam metidos em cenas eróticas e têm relações consideradas saudáveis aconselho-vos a visitar o Reino da Núbia, uma vasta região no Sul do mundo. Nela habitam os Hochigans, tribo de feiticeiros, de pele escura, que falam com os animais, os Homens dos Bosques, de pele clara, caçadores, os SanSan, de pele castanha, pastores, os Humbaba, gigantes castanhos, que guardam as fronteiras do Reino e a Montanha Sagrada do Atlas, os Lamed, legisladores, os Wufniks, responsáveis eleitos para exercerem o poder executivo, as Lâmias, fadas negras, que habitam as florestas densas, metade mulheres, metade serpentes e os Pigmeus, a maioria da população, agricultores, artesões, comerciantes, policias, soldados, professores, feiticeiros da saúde e restantes actividades.

A sua fauna é vasta, com animais de todos os tamanhos e variedades, assim como a sua flora diversificada. No entanto haverá que destacar, na sua fauna, alguns exemplares mais exóticos: os Kami, um peixe subterrâneo, que habita nas margens dos rios, por debaixo dos solos, que tem patas de aranha e corpo esguio, como a enguia. Tem mais de 20 metrosde comprimentos e 5 de largura. Quando nasce parece um escaravelho enorme, mas depois evolui para a sua forma própria; o Kraken, uma cobra dos mares, com mais de 50 metrosde comprimento e 20 de largura, que destrói grandes embarcações, mas que deposita os seus ovos nos desertos, para além das florestas densas; os Lémures, almas errantes, que assumem a forma de um símio, noctívagos, habitam as copas das árvores mais altas das densas florestas; as Nagas, serpentes com 7 cabeças; o Nesnás, uma criatura que tem só um lado; o Nivelador, uma enorme criatura, com 8 pernas e 16 patas, corpo de hipopótamo, tromba de elefante e um corno de rinoceronte; a Pantera arco-íris, mais pequena que o leão, do tamanho do Leopardo, mas com a pele de todas as cores e o Pelicano Verde, uma ave de porte médio, que domina os céus do reino e os seus mares, também, pois é uma ave comedora de peixe, para além de ter o habito de raptar humanos recém-nascidos.

O Reino da Tranquilidade

Para os que buscam sossego, serenidade e um pouco de aventuras tranquilas, esta é a melhor solução. Governado pelo Buda Sereno, um sábio rei que se estabelecera naquelas paragens e que governa com sabedoria e bom senso, o Reino da Tranquilidade é um ser vivo. As pedras, os grãos de areia, as rochas, o solo, o subsolo, as plantas, os animais, os habitantes, são tudo partes desse imenso ser vivo.
  
Aqui podem ser vistos os Bahamut, hipopótamos sagrados, o Behemoth, um elefante gigantesco, incolor, que tem o poder de se tornar invisível e que produz encantamentos de grande poder e o Burak, o cavalo alado do Profeta.

Para além dos cavalos-marinhos, de grande porte, que abundam nestas águas, o viajante pode impressionar-se com o Kapila, o enorme e descomunal peixe das 100 cabeças e com o Elefante Branco, um elefante incorpóreo, com 6 presas, que poderá, se o viajante o deixar entrar no seu cérebro, estabelecer contacto com a Esfinge Enigma, sábia mulher com corpo de leão, que reside nas Montanhas Tranquilas.

Espero que apreciem os destinos aqui mencionados. Para a semana trago mais. Estamos juntos.

No comments:

Post a Comment