Sunday, May 19, 2013

Talentos de futebol da Guiné-Bissau impressionam olheiros europeus na Bissau Cup




MB – NF - Lusa

Bissau, 18 mai (Lusa) - Jovens futebolistas guineenses estão a impressionar "olheiros" europeus que assistem à primeira edição do Bissau Cup, um torneio organizado por antigos atletas naturais da Guiné-Bissau que fizeram carreira em Portugal.

Os observadores de clubes como Benfica, Sporting, Leixões, e agências de jogadores como a Soccer Champions e a Gestifute, puderam assistir hoje no Estádio Lino Correia de Bissau a vários jogos e tomar notas sobre os jovens jogadores do escalão sub-17.

O representante da Gestifute, João Camacho, disse à agência Lusa que "para já não quer dizer nada" sobre o que viu, embora esteja a tomar "muitas notas", enquanto Adriano Sousa, da Soccer Champions, não tem dúvidas sobre o talento do jogador guineense.

"Viemos cá ver porque temos visto o surgimento de muitos jogadores guineenses interessantes e sabemos da paixão do povo guineense pelo futebol. Temos todo o interesse em vir cá e vê-los no seu ambiente natural. Ainda é cedo, mas vimos miúdos com muita qualidade. Há muito potencial aqui", observou Adriano Sousa.

Para o Sporting, e com carta/convite na mão, devem seguir dois jovens. A seleção foi feita por Paulo Torres, antigo jogador do clube "leonino" e elemento de ligação entre os dois lados.

"Numa semana de trabalho já apontámos dois miúdos, o Jessy e o Ivaldo, que já têm a carta/contive do Sporting Clube de Portugal para irem lá prestar provas", disse à Lusa Paulo Torres, que enalteceu a importância do torneio Bissau Cup para a imagem da Guiné-Bissau.

Adilé Sebastião e Nogueira Sambú, ambos da organização, elogiaram a oportunidade da realização do torneio.

"O torneio está a superar as expectativas. Está a correr muito bem. Algumas empresas e empresários que nós convidámos infelizmente não puderam vir por causa de voos de ligação", afirmou Adilé Sebastião, cuja Academia, Fidjus di Bideras, venceu hoje a Academia Valusa por 4-0.

Adilé Sebastião diz que está confiante em como alguns dos seus jovens jogadores serão selecionados para outros "voos".

"Antes do torneio já havia conversas, mas creio que este torneio vai ajudar a esclarecer as coisas, em termos do real valor dos miúdos referenciados", observou Adilé Sebastião, cuja academia é treinada por Tiago Conde, um jovem treinador português.

Para Nogueira Sambu, dono da Academia Anopisa, que empatou a zero bolas diante da União Desportiva Internacional de Bissau, o torneio Bissau Cup vai confirmar aquilo que já se sabia sobre o valor do jovem jogador guineense.

"A Guiné-Bissau hoje em dia é uma potência em termos das camadas de formação. É mesmo uma potência em África, se não está em primeiro deve de estar em segundo lugar em termos de qualidade", disse Nogueira Sambu.

O torneio deve terminar na terça-feira.

No comments:

Post a Comment