Wednesday, May 8, 2013

TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO


O tecido epitelial de revestimento ou epitélio é um dos quatro tipos de tecido existentes no corpo humano, sua principal função é de revestimento da superfície externa e das cavidades internas do organismo. 
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
 O epitélio é formado por células epiteliais as quais estão ordenadas de forma justaposta, em que se encontram intimamente ligadas entre si, formando algumas glândulas. Essas células são avasculares, não tendo irrigação por pequenos vasos sanguíneos, dessa forma elas são alimentadas através da difusão de substâncias a partir dos tecidos conjuntivos subjacentes, através da membrana basal. 

 As células epiteliais se mantém unidas através de junções, entre elas desmossomos, zônulas de aderência, zônulas de oclusão, junções comunicantes (gap) e hemidesmossomos, os quais ligam às células epiteliais à lâmina basal. 
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
 O tecido epitelial pode ser classificado de três formas, quanto à sua estratificação, forma e especialização. No caso da estratificação ele se divide em simples, onde há somente uma única camada de células em contato com a lâmina. 
Publicidade:
Um exemplo disso é o revestimento dos vasos sanguíneos. Estratificado é quando há várias camadas de células, no entanto só a mais profunda entra em contato com a lâmina basal. Um exemplo é a própria pele. E Pseudoestratificado Ciliado, onde há somente uma camada celular, dando a impressão de várias camadas em contato com a lâmina, no entanto suas células têm tamanhos diferentes e posições invertidas alternadamente. 

Nesse caso nem todas as células alcançam na superfície, apoiando-se na lâmina basal. No caso da forma, há o tipo escamoso, composto por células achatadas como escamas, cúbico, por células que têm a forma de cubo, cilíndrico ou colunar, com células alongadas em forma de colunas ou transição, quando uma célula muda sua forma. E quanto às especializações são divididos em microvilos, que são projeções microscópicas de membrana plasmática, em forma de dedo de luva, aumentando sua área superficial. 
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
Cílios que são prolongamentos celulares móveis que batem em ritmo ondular e sincrônico, tendendo a propelir partículas superficiais, e esterocílios, que são prolongamentos extremamente longos e imóveis que podem ser vistos em microscopia óptica. Eles podem sem encontrados no canal deferente, epidídimo e células pilosas do ouvido. O tecido epitelial tem diversas funções que variam de acordo com suas células, como no caso das células neuroepiteliais que tem a função de captar estímulos do meio ambiente, como cheiro e gosto, elas são encontradas nos órgãos da audição, olfato e paladar. 
Já as células mioepiteliais são capazes de se contrair, realizando a função de produção e liberação de secreção, sendo encontradas nas glândulas mamárias, sudoríparas e salivares. E as células epiteliais glandulares, por sua vez tem a função de sintetizar, armazenar e secretar substâncias, sendo encontradas no pâncreas, glândulas salivares e glândulas mamárias. Além disso,o tecido epitelial também tem a função de impermeabilização, como no caso da bexiga urinária que guarda a urina, sem deixá-la entrar em contato com outros órgãos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment