Saturday, May 25, 2013

UNANIMISMO





A conferência de imprensa em Berlim, dada pelos ministros das Finanças da Alemanha e de Portugal, ilustra na perfeição a marcha e o ponto de situação do programa de ajustamento português. 

Para Wolfgang Schäuble, os avanços quanto a ganhos de credibilidade junto dos credores internacionais são inegáveis e evidentes - medidos em redução continuada das rendibilidades em todas as maturidades de dívida pública do Estado português; no fortalecimento dos capitais próprios dos bancos em Portugal; na eliminação do défice externo; na redução esforçada do endividamento das famílias e, em grau menor, das empresas; e, finalmente, na redução do défice estrutural das contas públicas (aqui, Schäuble disse que sim, vigorosamente, com a cabeça!), nem precisam de ser recordados numa conferência de imprensa.

Ouvir Gaspar ou Schäuble é escutar o mesmíssimo discurso. Nessa exata medida, a consigna do Governo de Passos Coelho continuará a ser manter-se colado às posições de Berlim, para poder beneficiar do respaldo político, do apoio técnico e, porventura, do investimento direto alemão. Para que esta parceria perdure, pouco importa que a grande preocupação quanto ao desemprego e a prioridade concedida ao seu combate só comece a produzir confessadamente resultados daqui a quatro anos...

E que, de permeio, haja uma ameaça de rotura surda na coligação governamental, com data marcada para explodir no próximo mês de setembro, quando da finalização do Orçamento do Estado para 2014. Mas disto, considera-se em Belém, o melhor é que o povo nada ouça, nada veja e, sobretudo, nada diga.

Aznar de regresso?

Entre as aulas em universidade americanas, as palestras mundo fora e um lugar na administração da News Corporation, o grupo de media de Rupert Murdoch, José María Aznar tem estado muito ativo no sector privado desde que em 2004 deixou a chefia do Governo espanhol. Mas agora, numa entrevista, deixa no ar a hipótese de regressar à vida política. "Cumprirei com a minha responsabilidade, com a minha consciência, com o meu partido e com o meu país com todas as consequências", declarou o conservador que durante oito anos liderou a Espanha, época marcada pelo crescimento económico e pela redução do desemprego.

Aznar aproveitou para elogiar o primeiro-ministro Mariano Rajoy, seu delfim, para relembrar também que a Espanha tem de recuperar a sua pujança e ainda para negar as acusações de financiamento ilícito enquanto era líder partidário. Saiu igualmente em defesa da Coroa.

Na democracia espanhola não há memória de um primeiro-ministro que tentasse regressar ao lugar. E, ao contrário de Portugal, não existe a presidência da república como objetivo de uma segunda fase da carreira. Mas Aznar não saiu após derrota. Quem perdeu em 2004 foi já Rajoy, que sofreria ainda um segundo desaire antes de ganhar em 2011. Contudo, as sondagens mostram um PP em mínimos históricos, só à frente dos socialistas porque estes também estão em perda. Só um Aznar verdadeiramente convencido da sua aura vencedora arriscaria o regresso.


No comments:

Post a Comment