Monday, May 20, 2013

VITÓRIA DO FC PORTO IGNORADA NA CAPITAL DA GUINÉ-BISSAU




FP – MAG - Lusa

Bissau, 19 mai (Lusa) - A vitória do Futebol Clube do Porto no campeonato português foi hoje ignorada na capital da Guiné-Bissau, onde as televisões emitiram para quase ninguém e os festejos nas ruas foram inexistentes.

Numa ronda feita pela agência Lusa pelas principais esplanadas e cafés de Bissau, verificou-se, por todo o lado, o total ou quase total alheamento do campeonato português, num dia em que as ruas estiveram quase desertas.

Na data em que se iniciou o período de três dias de luto nacional pela morte do antigo Presidente de transição do país Henrique Rosa, cafés onde tradicionalmente se reune a comunidade portuguesa, mas também guineenses, estavam vazios à hora do jogo.

Foi assim no Jordani e no Oporto, completamente vazios, foi assim também noutro café de um português, o Pão do Povo, onde o jogo entre o Porto e o Passos de Ferreira estava a ser assistido pelo dono e por um cliente.

"Se fosse o Benfica era diferente", disse o dono do café à Lusa.

Na Guiné-Bissau, o futebol português é seguido com atenção, mas os guineenses são sobretudo adeptos do Benfica, clube que deixou escapar o título para o Porto.

No restaurante Benfica, no centro da capital guineense, foram também poucos os que assistiram ao jogo do Porto com o Paços de Ferreira, e mesmo assim de forma indiferente.

Na esplanada Império, na Praça da Independência, a televisão nem chegou a ser ligada.

A última jornada do campeonato português foi ignorada da mesma forma que a vitória do Porto, sem que uma única viatura apitasse ou um único adepto com bandeira ou cachecol aparecesse na praça central de Bissau.

No comments:

Post a Comment