Wednesday, September 4, 2013

Brincadeiras Antigas de Rua


As brincadeiras antigas deram lugar à televisão, vídeo-game e também à internet. Vários foram os motivos que fizeram com que as brincadeiras antigas de rua deixassem de existir, como a violência. Mas é preciso se esforçar para ajudar nossas crianças a redescobrirem como é divertido brincar na rua, com segurança! O tempo passa e com ele acaba indo embora alguns costumes que certamente não se vê nos dias de hoje. 
Brincadeiras Antigas de Rua
Há alguns anos atrás, era comum encontrar crianças brincando na rua, mas, isso mudou depois que elas tiveram acesso a tecnologia, como videogames, computadores, etc. Outra questão que levou as crianças a deixarem as brincadeiras de rua foi a crescente violência, para os pais é bem mais interessante ter as crianças brincando dentro de casa. 

E tem ainda a questão de que a mulher, a mãe, hoje trabalha fora e na sua ausência, tem a preocupação de que as crianças fiquem dentro de casa até que ela chegue do trabalho. Tudo isto vem acontecendo para melhor proteção das crianças, mas infelizmente, tem contribuído também para que as brincadeiras de rua fossem esquecidas, o que é uma pena, pois era uma ótima forma das crianças praticarem atividade física, aprenderem a conviver em grupo e também, um bom momento para praticarem sua criatividade.
Brincadeiras Antigas de Rua
  Atualmente as crianças passam muito mais tempo no mundo virtual, do que na rua, perto de casa e não têm como brincar com seus amigos na rua. É raro encontrar crianças brincando pela rua, tudo depende do lugar onde a criança mora. A rua era o lugar favorito de muitas crianças, para elas poderem brincar. As brincadeiras antigas eram pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, empinar pipa, pião, pula corda, bolinha de gude e muitas outras. 
Publicidade:
Confira abaixo as brincadeiras antigas mais populares de antigamente. Pega-Pega Para brincar de pega-pega, primeiramente chame seus amigos e leve eles em um local bem grande e aberto. Escolha um deles para que este tenha a função de “pegar” os outros. Logo após, um de seus amigos ser escolhido, os outros devem começar a correr e evitarem serem pegos, o escolhido deve correr atrás de um deles e caso ele consiga pegar um participante, ele automaticamente passa a ser o pegador e passa a cumprir a mesma função do escolhido anteriormente. 
Brincadeiras Antigas de Rua
 Esconde-Esconde Um dos participantes deve ser escolhido e ele deve ficar de frente para uma parede ou árvore, fechar os olhos e contar até 100, não vale espiar. Enquanto a pessoa conta, os demais participantes devem se esconder em algum lugar. Após contar até 100, o procurador grita “Lá vou eu” e sai à procura dos seus amigos. Assim que o procurador achar um participante, ele deve correr até o local onde ele realizou a contagem e bater no local e dizer o nome da pessoa que encontrou, depois é só ir atrás dos demais participantes. 

O primeiro a ser encontrado, passa a ser o procurado, na próxima fase do jogo. Amarelinha: primeiro, deve-se riscar a amarelinha no chão, de 1 a 10, fazendo no último número um arco que é a representação do céu. Pula-se com um pé só, dentro de cada quadrado. Pião: a criança deve ter em mãos um pião de madeira enrolado num barbante. 
Puxa-se a ponta do barbante e este sai rodopiando. A diversão do jogo é ver o pião rodando, se preferir as crianças podem competir e ver qual pião fica mais tempo rodando. Sempre que possível, leve seu filho para uma praça, ou outro lugar seguro, para que ele possa correr e brincar com seus coleguinhas, isto vai ser ótimo para ele!


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Brincadeiras Antigas de Rua
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment