Não adianta tentar fazer como na foto, o melhor é seguir as dicas dos especialistas:
A compulsão por comida é apenas um dos desvios de comportamento gerado pela ansiedade (existem outros, como compras, drogas, sexo, etc). Essa compulsão leva a um comportamento que popularmente é chamado de “cabeça de gordo”, ou “pensamento gordo”. A pessoa pensa em comida como um meio de suprir outras carências, e desse modo quanto mais, melhor, quanto mais calorias, menos carência.
Nesse caso a solução passa por uma mudança de comportamento que talvez precise de ajuda psicológica. É como uma droga, o obeso precisa sempre de comidas calóricas e em quantidades anormais. Neste caso não tenho outra solução que não seja a ajuda psicológica para tentar reverter o processo.
Mas existem pessoas que mesmo comendo muito não engordam. São os famosos “magros de ruim”. Só que não é a maldade que explica isso, mas sim a velocidade do metabolismo.
Portanto, em relação ao outro inimigo (metabolismo lento) as notícias são melhores. Existem vários recursos para ajudar a acelerar o metabolismo e vou listá-los abaixo, com uma breve explicação:
* Aumentar a massa muscular: o aumento da massa muscular faz seu corpo trabalhar a seu favor, queimando energia até quando está parado;
* Água gelada: beber água a aproximadamente 7ºC obriga o corpo a aquecê-la antes de absorver, e ele faz isso usando gordura como energia;
* Cafeína e outros termogênicos: aqui o efeito é inverso, essas substâncias aceleram um pouco os batimentos cardíacos, elevam a temperatura corporal em alguns décimos e o corpo tende a trabalhar para baixá-la. Como? Usando gordura como energia;
* Álcool: já é sabido que doses moderadas de álcool (Uma ou duas para mulheres e duas ou três para homens) têm efeito benéfico para o coração, quando aliadas a exercícios e alimentação saudável. Além disso, ainda aceleram o metabolismo em 35% ( proteínas aceleram em 30% e carboidratos e gorduras em 10%).
Claro que para os itens cafeína e álcool discutir com seu médico é fundamental, mas a combinação dos fatores acima tem um efeito muito grande na aceleração metabólica e na perda de gordura.
Se você não nasceu privilegiado em assuntos metabólicos, esses são ótimos primeiros passos para mudar isso.
No comments:
Post a Comment