O Pronasci é o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania que foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça com o objetivo de enfrentar a criminalidade no país. O Brasil vem apresentando forte crescimento na criminalidade e isto afeta negativamente o país de todas as maneiras possíveis. É ruim, primeiramente, para o cidadão, os brasileiros que trabalha, estudam, pagam altos impostos e não têm tido a mínima segurança. É ruim também para a imagem do país no exterior, é ruim para e economia interna, é ruim para as empresas, para as indústrias, o comércio de modo geral, enfim, o projeto não abre mão do ordenamento social e segurança pública, mas prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam a violência articulando políticas de segurança.
Para alcançar essa meta o programa conta a valorização dos profissionais envolvidos com a segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário brasileiro, o combate a tão temida corrupção policial e estimula o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Pontos estes, que estão há sendo criticados por toda a sociedade e entendidos no assunto que sabem que o sistema penitenciário brasileiro não recupera ninguém, pelo contrário, ele vem formando marginais que saem cada vez mais perigosos dos presídios, prontos para cometerem crimes ainda piores que eram capazes quando foram presos.
Como alvos do Pronasci estão além dos profissionais da segurança pública como já foi citado anteriormente, os jovens entre 15 e 24 anos que estejma ou que já estiveram em conflito com a lei ou que por ventura já tenham sido presos e ainda os reservistas, que podem ser atraídos para a criminalidade justamente por terem o aprendizado em manejo com armas adquirido durante o serviço militar.
Já o projeto Bolsa Formação é um projeto criado no âmbito do Pronasci e tem por objetivo a qualificação profissional dos profissionais atendidos pelo Programa de Segurança Pública. Para participar do Bolsa Formação é necessário que os estados assinem o Termo de Adesão e Cooperação. Os profissionais que atenderem todas as condições estabelecidas no Termo receberão regularmente os benefícios que o programa oferece.
Para participar é preciso ter remuneração bruta mensal de até R$1.700,00. Não ter sido responsabilizado ou até mesmo condenado por prática de infração administrativa grave nos últimos cinco anos, não possuir condenação penal nos últimos cinco anos e frequentar pelo menos uma vez por ano, um dos cursos oferecidos pela Secretaria de Segurança Pública ou pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça. O valor desse benefício é de R$443,00 mensais, para cada beneficiado.
O projeto é de suma importância para o país e deve merecer toda a atenção das autoridades para que venha realmente a funcionar e assim, ajudar a combater a criminalidade que é o desejo de todos nós.
Para maiores informações sobre o Pronasci 2011-2012 e a Bolsa de Formação, acesse:
http://portal.mj.gov.br/pronasci
No comments:
Post a Comment