O Sul do Brasil é a região mais fria do país, foi colonizada por europeus, assim mantendo culturas diferentes na mesma região, as mais marcantes são a forte presença italiana, portuguesa e alemã. Essa também é uma razão para sua grande variedade de pratos típicos, que são capazes de satisfazer a todos os gostos.
O Estado do Paraná, onde se encontra as famosas Cataratas do Iguaçu, e sua capital Curitiba que é considerada cidade modelo do país. O barreado, prato de origem portuguesa, é um dos principais pratos típicos da região, em algumas cidades esse prato é consumido há quase 200 anos. Ele é feito de carne, toucinho e temperos, essa preparação é o símbolo de fartura, festa e alegria, para o folclore paranaense. O nome do prato vem da expressão “barrear” a panela, com um pirão de cinza ou farinha de mandioca, isso evita que o vapor escape e o cozido seque depressa.
Barreado |
Os paranaenses também têm o hábito de consumirem peixes, como dourado e pescada, que são obtidos do rio Paraná. A carne de carneiro também é muito apreciada, preparando-se o famoso prato carneiro no buraco de uma forma muito curiosa, onde o carneiro é cozido junto com legumes e frutas em um buraco de 2 metros por cerca de 6 horas.
Publicidade:
O Estado de Santa Catarina, famoso por suas belas praias da capital Florianópolis e do litoral, tem em sua culinária uma grande variedade de peixes e frutos do mar, vindos das águas geladas da costa marítima. Os peixes consumidos são: linguado, badejo, tainha, bagre, garoupa, namorado, pescada, robalo e anchova e entre os frutos do mar que mais se vê no cardápio típico estão: o camarão, a lagosta, o marisco, a ostra e a lula.
Aprenda abaixo uma deliciosa receita catarinense com camarão:
O Estado do Rio Grande do Sul é conhecido pelas Serras Gaúchas, uma beleza natural que chama muito a atenção. Em sua culinária, os italianos e alemães tiveram maior contribuição com pratos típicos como o galeto, a polenta, o vinho, cultivo da batata e do centeio, carnes defumadas, lingüiça e laticínios, quibebe (pirão de abóbora), puchero (sopão com vegetais e carne de peito) e rabada, além do café colonial, contendo pães, tortas, bolos, biscoitos e doces. E claro que não podia faltar o churrasco, que é consumido quase como em um ritual, sobretudo aos finais de semanas em reuniões familiares.
Outro prato típico dos gaúchos é o arroz de carreteiro, feito com charque, carne de origem bovina, salgada e seca. Esse prato surgiu durante a exploração dos sul-rio-grandenses, quando eles saiam em carreatas pelos pampas, abrindo caminhos pelas matas e povoando províncias, até então inabitadas. E ainda o chimarrão é uma tradição gaúcha, que representa o símbolo de hospitalidade, saudação e reconciliação, e que acompanha os indivíduos do campo e da cidade diariamente.
Leia Também:
- Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
- Comidas Típicas da Região Norte do Brasil
- Comidas Típicas da Região Nordeste do Brasil
- Comidas Típicas da Região Centro-Oeste do Brasil
Que além de ser gostoso e fraterno, também é um ótimo parceiro do churrasco, já que também é diurético e digestivo.
Leia Também:
- Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
- Comidas Típicas da Região Norte do Brasil
- Comidas Típicas da Região Nordeste do Brasil
- Comidas Típicas da Região Centro-Oeste do Brasil
Que além de ser gostoso e fraterno, também é um ótimo parceiro do churrasco, já que também é diurético e digestivo.
No comments:
Post a Comment