Você já percebeu que as pessoas estão se casando cada vez mais tarde? O que antes era comum se casar com 18 anos, hoje já passa dos 30 anos. Uma das maiores razões para isso, além de alcançar a estabilidade financeira antes de pensar no matrimônio, é que a maioria dos jovens não quer assumir um compromisso sério.
Ficar ou Namorar? Eis a Questão que atormenta muitos jovens... |
Eles querem curtir mais a vida, por isso a expressão “ficar” está tão comum, pois “ficar” significa somente atração física sem compromisso. Assim não há limites e regras estabelecidas. Nessa relação não há limite de tempo o que pode variar entre um único beijo, a noite toda ou até algumas semanas, vale lembrar que essa expressão não é nova, ela surgiu na década de 80 quando os adolescentes entre 13 e 17 anos começaram a buscar simplesmente o prazer sem qualquer expectativa de compromisso.
Assim eles buscavam uma relação sem qualquer vínculo emocional, nem mais profundo do que simplesmente a atração física.
O “ficar” acabou se tornando atraente para muitos jovens, pois assim eles podem curtir apenas o lado bom de namorar, sem responsabilidade nem cobranças. Mas como o que é bom dura pouco, essa relação tem curta duração e não preenche o vazio que muitas pessoas sentem, de ter alguém ao seu lado, te apoiando, te ouvindo, enfim alguém que esteja realmente presente na sua vida, e não algo passageiro.
Publicidade:
Esse é justamente o lado ruim de “ficar”, pois a pessoa que fica dificilmente se envolve. Pois uma pessoa pode “ficar” com várias em uma noite só, o que resulta somente em uma atração física e não o envolvimento de sentimentos. Algumas pessoas alegam que o “ficar” é bom, pois possibilita a avaliação de maior número de parceiros ou parceiras. Mas nesse tipo de relacionamento há uma superficialidade muito grande, pois muitas vezes ocorre uma grande intimidade sexual o que não pode corresponder a uma maior intimidade emocional.
Esse comportamento da maioria dos jovens muitas vezes expressa o medo que eles tem de se aventurar em um relacionamento sério, de se arriscar a ter seu coração machucado ou machucar outro coração. Pois é difícil encontrar uma pessoa que seja legal, que você goste, e que tenha experiências e opiniões para compartilhar.
É possível que um “ficar” se torne namoro, mas isso depende muito do grau de envolvimento entre o casal, se eles estão dispostos a um compromisso sério. O que não é ruim quanto muitos pensam, pelo contrário, pois você se sentirá mais seguro e confiante, além de ter sempre alguém com quem contar e expressar seus sentimentos, o que você não teria em uma “ficada”.
Tudo depende do que você quer, se você acha que “ficar” não está te fazendo bem e que já está pronto para um relacionamento sério então invista nisso. Procure uma pessoa que te complete e vice versa.
No comments:
Post a Comment