O desenvolvimento da medicina é muito importante na vida do ser humano, pois sem ela diversas doenças ainda estariam sem tratamento. Os médicos têm um papel fundamental na sociedade, pois são eles que exercem a medicina, ajudando a curar doenças, tratando de ferimentos, fazendo cirurgias, auxiliando no parto de um bebê, entre muitas outras especialidades.
O dia 18 de outubro foi escolhido como “Dia dos Médicos” em homenagem a essa tão maravilhosa profissão, mas foi exatamente esse dia por ser o dia consagrado pela Igreja de São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas que escrevem o Novo Testamento, e ele exercia a profissão de médico, além de também ser pintor, músico e historiador.
Dia do Médico- 18/10/2011 |
Ele não conviveu pessoalmente com Jesus, mas através de depoimentos de pessoas que testemunharam sua vida e morte ele escreveu o terceiro livro do Novo Testamento, que possui o seu nome e também escreveu Ato dos Apóstolos.
Acredita-se que ele tenha nascido na Antioquia, antiga Turquia no século I, ele foi discípulo de Paulo e o seguiu em missão, sendo chamado por este de “colaborador” e “médico amado”. Lucas não era hebreu, mas sim gentio, ou seja, aquele que não seguia a religião judaica.
Publicidade:
Não se sabe muito sobre sua vida, mas a partir dos evangelhos que escreveu, podemos notar que possui muita cultura, por utilizar uma linguagem mais aprimorada, que até os outros evangelistas, o que mostra seu excelente domínio do idioma grego. Também não se sabe como teria sido sua morte, mas segundo alguns, ele teria sido martirizado, vítima da perseguição dos romanos ao cristianismo, outros dizem que ele morreu de morte natural em idade avançada. E muito menos se sabe onde seu corpo foi sepultado, segundo a Igreja Católica, seus despojos encontram-se em Pádua, na Itália, onde existe um jazigo com seu nome, que é visitado pelos peregrinos.
As provas dele ter sido um médico é dada indiretamente na Bíblia Sagrada, onde na Epístola aos Colossenses, Paulo se refere a ele como “Lucas, o amado médico” E a outra prova indireta é em a terminologia empregada em seus escritos, mostrando que ele usava palavras que mostravam a familiaridade com a linguagem médica de seu tempo.
A escolha de Lucas como patrono dos médicos nos países que tem como religião o cristianismo se deu há muito tempo, Eurico Branco Ribeiro, um renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório S. Lucas, em São Paulo, escreveu uma obra sobre Lucas em quatro volumes, chamada de “Médico, pintor e santo”, onde o autor fala que já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo no dia 18 de outubro em homenagem a Lucas, proclamado patrono do Colégio dos filósofos e dos médicos.
No comments:
Post a Comment