Se você tem um trabalho escolar sobre a reciclagem do lixo e quer saber mais sobre o assunto, então confira as informações que vamos dar. Nos últimos anos nós seres humanos temos notado o resultado de nossas atitudes em relação ao planeta, entre elas o acúmulo de lixo.
A nossa despreocupação com o meio ambiente atingiu o limite, mais e mais lixões eram formados, rios, ruas e áreas de mata poluídas, por isso ao ver as consequências de atos impensados o homem começou a adotar medidas para reverter essa situação.
A reciclagem é uma dessas medidas, esse processo tem como objetivo transformar materiais usados que não precisamos mais em produtos novos para o consumo. O ato de reciclar tem sido adotado desde a década de 1980, quando a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou muito, resultando em uma maior produção de lixo, em especial nos países desenvolvidos.
Então com o intuito de parar a expansão do lixo, muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis, aliando o crescimento econômico à preservação do meio ambiente.
Através da reciclagem é possível não só preservar o meio ambiente, diminuindo a poluição do solo, da água e do ar, como lucrar com essa atividade, pois as empresas que reciclam são capazes de reduzir os custos de produção, já que o processo de transformação de muitos materiais sai bem mais barato que sua criação. O alumínio, por exemplo, tem um grande nível de reaproveitamento, quase 100%, podendo ser reutilizado para embalagens.
Publicidade:
Além disso, a reciclagem gera empregos nas grandes cidades, pois muitos desempregados tem conseguido uma renda a partir deste trabalho, participando de cooperativas de catadores de papel e alumínio, assim ajudando a manter suas famílias.
Os materiais mais reciclados são o vidro, alumínio, papel e plástico. Para incentivar a reciclagem têm sido realizadas muitas campanhas educativas em escolas, para a comunidade e até através dos meios de comunicação.
Cada um pode fazer a sua parte, basta separar o lixo em suas residências, há muitos catadores que vão passando pelas casas a procura de lixo reciclável. Basta separar o lixo de acordo com seu material vidro (pote de azeitona, geleia, garrafa de vidro), alumínio (lata e embalagens de alumínio), papel (papelão, caixa de leite, revistas, folhetos) e plástico (embalagens de plástico, garrafa PET, sacolas de supermercado).
No caso da zona rural até o lixo orgânico, que são restos de alimentos são reutilizados para a fabricação de adubo que é utilizado na agricultura. Essa é a hora de nós reutilizarmos o que produzimos, afinal a natureza já foi por demais explorada. Assim cada um fazendo a sua parte poderemos preservar o meio ambiente e viver de maneira sustentável.
No comments:
Post a Comment