O pagamento do IPVA é feito anualmente, sempre no início do ano, mas infelizmente a maioria dos proprietários de veículos não aprendem a fazer um controle financeiro de forma que no início do ano já tenham o valor do IPVA em mãos para que tão logo o governo divulgue as faturas para pagamento estas sejam pagas à vista, conseguindo assim quitar mais uma despesa e ganhar um desconto que é dado a todos aqueles que efetuam o pagamento do IPVA dentro do prazo e à vista.
Todos sabem que o imposto é obrigatórios para todos aqueles que possuem veículos automotores que circulam pelas vias públicas do país. Se você não quer correr o risco de ter o seu veículo apreendido pelo DETRAN o mais indicado é deixar sempre em dia o pagamento desse imposto.
A tabela de pagamento com valores, formas de pagamento e prazos estão disponíveis nos sites do DETRAN de cada estado. Em breve já estarão disponíveis também as tabelas para o próximo ano.
De acordo com a legislação em vigor, o IPVA quando não é pago dentro do prazo, fica sujeito a acréscimos moratórios de 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por dia de atraso, até o limite de 20% (vinte por cento), que é sempre calculado sobre o valor do imposto. Para maiores informações sobre valores de juros de mora acesse o site do Detran do seu estado. Faça os cálculos e veja o prejuízo que você terá não efetuando o pagamento do IPVA em dia.
Publicidade:
E para aqueles que estão com o pagamento do IPVA atrasado, o ideal é que procurem efetuar o pagamento deste débito o quanto antes.
É muito simples de reorganizar sua situação em relação ao IPVA atrasado. Basta apenas acessar o site, informar o número do Renavam e conferir os valores atualizados.
Saiba que a porcentagem, valores, multas e juros podem variar de estado para estado, por isso é importante que você possa conferir detalhadamente estes dados quando visitar a página do DETRAN referido.
O pagamento poderá ser feito inclusive de forma parcelada, mas fique atento, as multas podem chegar até a 20% do valor do imposto devido, então prepare-se para não se complicar ainda mais financeiramente.
Se você tem IPVA atrasado desde 2005 é importante que você faça uma consulta no site:
[www.dividaativa.pge.sp.gov.br] - e confira se você já foi incluso na lista. Esse links são para os motoristas de São Paulo. Para os contribuintes de outros estados, estes deverão consultar o site do Governo de seu devido estado, onde o veículo encontra-se registrado.
Na dúvida acesse o site do Ministério da Fazenda do seu estado e imprima uma nova guia para quitação do seu débito. Veja que é possível efetuar o pagamento em várias parcelas, se for o caso.
Aproveite a oportunidade e não entre em 2012 com dívidas. Regularize sua situação junto ao DETRAN para começar 2012 de forma diferente, sem dívidas, sem preocupações quanto ao IPVA.
No comments:
Post a Comment