Com os problemas que lidamos diariamente, ter bom humor vem se tornando um desafio. Uma tarefa difícil, visto que a todo momento tem algo para nos chatear, incomodar, nos aborrecer e dificilmente encontramos alguém que tenha um dia sem problemas ou ao menos com poucos.
Muitas vezes até tentamos ser mais humorados, lidar com mais leveza para resolver os problemas mas não é fácil e durante o dia nos alternamos, hora com bom humor, hora mal humorados e criando uma convivência mais difícil seja em casa, no trabalho, escola ou entre os amigos.
Esta instabilidade do humor pode ser na maior das vezes apenas o que citamos acima, nossa tentativa de resolver os problemas mais bem humorados, mas muitas vezes não conseguimos, mas em alguns casos, estes são os sintomas do Transtorno de Borderline.
Esse tipo de transtorno também já foi bastante confundido com outros que afetam o humor. O Transtorno de Personalidade Borderline age na instabilidade do humor, fazendo com os indivíduos portadores desse problema tenham situações recorrentes e problemáticas na sua vida afetiva e emocional, podendo inclusive provocar alterações na imagem que fazem de si e dos outros.
Antigamente era confundida com psicoce ou transtorno bipolar, porém hoje se sabe que esse transtorno atinge cerca de 2% das pessoas, principalmente as mulheres.
Publicidade:
Os Borderlines são pessoas mais complicadas para se conviver. Elas possuem um tipo de memória extremamente rígida e sempre remoem coisas do passado e provocam um sofrimento desproporcional aos fatos. O paciente Borderline vê tudo ao seu extremo, ou está tudo ótimo ou tudo péssimo.
As pessoas para eles são anjos ou demônios e os sentimentos podem ser de amor ou ódio, nunca meio termo, nunca diferente.
Quem tem esse transtorno possui picos de irritabilidade, fúria, depressão, ira e ansiedade, por essa razão estão muito mais expostos a vícios. Esse tipo de situação faz com que pacientes Borderline precisem ter acompanhamento médico impecável.
É imprescindível que o especialista seja procurado de imediato, assim que você observar um comportamento diferente em quem quer que seja, amigo, parente, familiar mais próximo.
Como já foi mencionado anteriormente o transtorno de personalidade de Borderline é facilmente confundido com outros transtorno de humor, porém é preciso ser tratada de forma correta para evitar constrangimentos e complicações, inclusive de dependência.
Na dúvida converse com o seu médico, peça orientação e informações a respeito dos sintomas, de como deve ser feito o tratamento e como deve ser realizado o acompanhamento dentro e fora do consultório.
Leia também e saiba mais sobre:
- TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo
- TAG Transtorno de Ansiedade Generalizada
- Transtorno Bipolar do Humor
As pessoas que sofrem com o transtorno de personalidade Borderline sofrem também com as confusões feitas quanto a este seu problema e na maioria das vezes não recebe o tratamento adequado. O profissional poderá auxiliar estas pessoas e também aquelas que convivem com ela, para que o tratamento possa ser eficaz e trazer melhor qualidade de vida a todos.
No comments:
Post a Comment