Thursday, February 5, 2009

Dúvidas sobre Acne e espinhas- Como evitar??

Separamos algumas dúvidas para quem tem acne ou espinhas, Tratamentos, como evitar, cuidados com a pele e perguntas e respostas.

-Qual a diferença entre cravos e espinhas?
-Por que adolescentes têm muita acne?
-Pílula anticoncepcional causa o surgimento da acne?
-Chocolate dá espinha?
-Espremer espinha pode gerar problemas?
-Pasta de dente ajuda a combater as espinhas?
-Adstringentes ajudam ou atrapalham o surgimento da acne?
-E qual é o tratamento adequado?


A acne (ou espinha) é uma patologia do chamado folículo pilo-sebáceo (unidade da pele formada por um pêlo e por uma glândula sebácea). "Ela se dá pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, ao mesmo tempo em que acontece o acúmulo de células mortas no orifício do folículo polissebático, entupindo o poro da pele", explica a dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Solange Teixeira. Este processo dificulta a saída de sebo pelos poros e aí, com o acúmulo de sebo, são liberadas algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação.
A dica é lavar bem o rosto duas vezes ao dia.

Qual a diferença entre cravos e espinhas?


Espinha é quando acontece a inflamação na pele, diferente do cravo, que é como uma "bomba em repouso", segundo a doutora, pois ele tampa a saída dessa secreção. Se o acúmulo de sebo for muito intenso ou se a pessoa "mexer" no cravo, ele pode inflamar e se transformar em uma espinha.

Por que adolescentes têm muita acne?

As espinhas só nascem, ou seja, as glândulas sebáceas só produzem secreção, quando os hormônios sexuais entram em ação. E isso acontece na adolescência, quando estes hormônios (principalmente os masculino, como o andrógeno e derivados da testosterona) começam a ser produzidos pelo organismo. A genética também influencia: se os pais tiveram espinhas na adolescência, as chances do filho ter também é de 50%.

Pílula anticoncepcional causa o surgimento da acne?

Nem todas, depende da composição de cada uma. De acordo com Solange, algumas pílulas até melhoram a pele das meninas. São as que têm substâncias anti-androgênicas, que inibem os hormônios masculinos (mas que as garotas também têm), que são os que fazem as glândulas sebáceas trabalharem, deixando a pele mais oleosa (ou seja, facilitando o surgimento das espinhas). As que não têm essas substâncias anti-androgênicas colaboram para o aumento de espinhas, sim.

Chocolate dá espinha?

Não, uma coisa não tem relação com a outra. Ás vezes, o tipo de alimentação que a pessoa têm (com alimentos gordurosos) pode influenciar na qualidade da gordura da secreção que forma a acne, mas não influencia na quantidade de espinhas.

Espremer espinha pode gerar problemas?

Sim, pois não há como saber se você tirou toda a secreção do orifício. "Se ficar uma parte, ela pode ser empurrada mais para dentro da pele, o que aumenta as chances de deixar marcas e cicatrizes na pele difíceis de tirar", alerta Solange.
Espremer espinhas pode fazer com que com o tempo apareçam marcas e cicatrizes

Pasta de dente ajuda a combater as espinhas?

"Não. Esse produto tem substâncias que absorvem a gordura e ajudam a 'secar' a espinha, mas não deve ser usado para tratar a acne", explica Solange. Segundo ela, ele não deixa sua pele mais limpa e funciona apenas para "apagar o fogo do incêndio".

Adstringentes ajudam ou atrapalham o surgimento da acne?

Produtos adstringentes ajudam a limpar a pele, mas um pouco de oleosidade é importante para protegê-la da poluição. "Algumas pessoas acham que a pele é mais oleosa do que realmente é e acabam extrapolando o uso de adstringentes", afirma Solange. Nestes casos, a pele fica muito seca e o próprio organismo identifica a necessidade de produzir mais secreção para lubrificar a pele.

E qual é o tratamento adequado?

O ideal é lavar o rosto pela manhã e à noite, de preferência evitando água quente. A dermatologista alerta para o uso de hidratantes adequados para o seu tipo de pele. Fazer esfoliação é bom, mas não em excesso. "Duas vezes por semana é o ideal, mas cuidado: quando tem muitas espinhas, é melhor não fazer, pois pode irritar e estourar, inflamando ainda mais a pele", explica.

Se o caso for mais grave, não deixe de procurar um dermatologista.

Leia Também:

No comments:

Post a Comment