Neste período é muito comum encontrarmos pessoas que estejam em situação financeira complicada. Após a passagem do natal, ano novo e carnaval, muitas pessoas gastaram além do que poderiam pagar, extrapolaram seus limites financeiros, fizeram compras em seus cartões de créditos e estão com as faturas atrasadas e tudo isto somando às contas de início de ano, entre elas IPTU, IPVA, material escolar, entre tantas outras despesas que somadas às dívidas, deixa qualquer um realmente sem saber o que fazer.
Por isto é tão comum você encontrar pessoas que estejam com restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Isso acontece porque os brasileiros passaram a comprar mais, aumentaram seu poder de compra, mas ao mesmo tempo não conseguiram ainda encontrar um limite para essa nova realidade.
Passando nas ruas e em shoppings você pode facilmente observar vitrines lotadas de novos produtos, eletrônicos ou eletrodomésticos que acabam conquistando mais um consumidor, ou vários consumidores. No final o que o brasileiro ganha é mais uma conta para pagar e muitas vezes isso acaba se tornando um problema.
O SERASA é um dos órgãos responsáveis por cadastrar estes “inadimplentes” e sempre que o seu nome vai para o SERASA ele fica disponível para o mercado como um todo, ou seja, estabelecimentos comerciais e bancos podem ter acesso a esta informação e bloquear qualquer nova linha de crédito para você.
Dessa forma a única solução para sair da lista do SERASA é efetuando o pagamento da dívida, que poderá ser feito de forma a vista ou parcelada com o próprio estabelecimento o qual você deve.
Publicidade:
Para que você possa fazer a consulta do seu CPF, para conferir se seu nome está ou não no SERASA você precisará seguir algumas orientações, são elas:
Tenha em mãos seu RG ou Carteira de Trabalho ou CNH. A consulta poderá ser feita pessoalmente ou por carta.
No caso de ir pessoalmente realizar sua consulta você poderá consultar no site do SERASA a agência mais próxima através do endereço:
Ou tire suas dúvidas no seguinte endereço:
A consulta por carta deverá ser feita da seguinte forma:
Informe detalhadamente o que você precisa saber sobre o seu CPF, preencha também o número do seu RG e CPF e coloque cópias autenticadas dos dois documentos. A carta deverá ser encaminhada para o seguinte endereço:
Rua Antônio Carlos, nº. 434, Cerqueira César
CEP: 01309-010 - São Paulo – SP
O melhor a fazer é não deixar que seu nome seja protestado por falta de pagamento. Procure sempre controlar seus gastos, não compre por impulso, evite cartões de crédito e faça um controle rigoroso de todo valor que você ganha no decorrer do mês e de tudo que você gasta, para que possa ter uma noção se poderá ou não gastar com a compra de determinado produto.
Mas caso aconteça um imprevisto e você tenha seu nome protestado ou se suspeita de algo quanto seu nome estar nesta lista, solicite ao SERASA uma consulta de seu CPF conforme descrito acima.
No comments:
Post a Comment