O Romantismo foi um importante movimento que começou na Europa e acabou se difundindo em todo mundo, até mesmo no Brasil. Conheça os principais autores do Romantismo brasileiro a seguir. O Romantismo trata-se de um movimento artístico, político e filosófico que surgiu no final do século XVIII na Europa continuando até grande parte do século XIX.
Ele baseia-se na arte do sonho e fantasia, contrariando a visão racionalista e ao iluminismo, assim como a arte equilibrada dos clássicos, inspirando-se na fé, intuição, paixão, saudade, sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.
No Brasil o romantismo surgiu na época da Independência do Brasil em 1822, coincidindo com o Primeiro reinado com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista. Entre os principais autores brasileiros dessa época temos: Gonçalves Dias ele é o principal poeta romântico e um dos melhores da língua portuguesa, teve grande influência sobre o romantismo na Europa onde estudou Direito, participando de grupos medievais, onde compartilhou ideias românticas e assim escreveu suas famosas obras como a Canção do Exílio e I-Juca-Pirama, alem de muitos outros.
Álvares de Azevedo foi o maior romântico da Segunda Geração Romântica, onde imperava o pessimismo e amores impossíveis, foi um dos mais jovens poetas a morrer, falecendo aos 21 anos.
Publicidade:
Suas principais obras foram a Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna e Macário. Castro Alves um poeta que teve como diferencial suas poesias abolicionistas, sendo conhecido como o “Poeta dos Escravos”, dentre suas obras está o Navio Negreiro, sendo seu primeiro poema contra a escravidão foi: A canção do Africano.
José de Alencar foi o principal romancista romântico, sendo que escreveu romances de diversos estilos, ficou conhecido por diversos romances, os quais muitos deles foram adaptados para filmes e novelas, entre eles Lucíola, A Viuvinha, Cinco Minutos, Senhora, O Gaúcho, O Sertanejo, O Tronco do Ipê, A Guerra dos Mascates, As Minas de Prata, O Guarani, Iracena e Ubirajara.
Joaquim Manuel de Macedo foi um romancista urbano, além de médico e jornalista, que ficou conhecido após escrever sua obra de maior repercussão A Moreninha, e também O Moço Loiro. Manuel Antônio de Almeida também foi um romancista urbano, precursor do Realismo, com obras que não relatavam apenas ficção, mas a sociedade atual e seus problemas, sua obra de maior sucesso foi Memórias de um Sargento de Milícias. Bernardo Guimarães é considerado fundador do regionalismo, a obra que o tornou conhecido foi A Escrava Isaura, que é conhecida até hoje.
O Seminarista Franklin Távora também foi um escritor regionalista, sendo sua obra mais importante O Cabeleira. Visconde de Taunay também foi um escritor regionalista, sendo sua obra mais importante Inocência. E por fim o famoso Machado de Assis, que possui um estilo único, realizando uma análise psicológica e crítica social, tendo duas fases a romântica e a realista, destacam-se os livros A Mão e a Luva e Helena.
Veja Também:
[Principais Autores do Arcadismo no Brasil e Portugal]
Veja Também:
[Principais Autores do Arcadismo no Brasil e Portugal]
No comments:
Post a Comment