Vitamina D- Alimentos Ricos A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Confira a seguir, alimentos ricos nessa substância. As vitaminas são compostos orgânicos que nós seres humanos não podemos produzir, elas são encontradas nos alimentos que ingerimos, por isso são consideradas essências, ajudando no bom funcionamento no metabolismo.
Tanto sua falta como excesso pode levar a sérios problemas de saúde. Cada vitamina tem sua função, como a vitamina D que proporciona a absorção de cálcio no organismo, assim ajudando a fortalecer os ossos e os dentes.
Com isso diminui o risco de doenças ósseas, como o raquitismo, osteomalácea e osteoporose, entre outras. Além disso, ela também diminui o risco de doenças cardíacas, combatendo a enxaqueca, tensão pré menstrual e ainda ajuda no emagrecimento.
Ela também ajuda o sistema imunológico, no cérebro, e na secreção de insulina pelo pâncreas. A vitamina D pode ser encontrada em diversos alimentos, entre eles peixes como salmão, atum e sardinha, manteiga, cogumelos, leite, ovo de galinha, fígado de boi, iogurte e queijos. Também podemos adquiri-la através da luz solar.
Publicidade:
Tanto os bebês prematuros, como crianças e idosos tem maior propensão a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D no organismo, caso não tenham uma alimentação adequada e não se exponham ao sol com frequência. A falta de vitamina D pode causar diminuição do cálcio e fósforo no sangue, fraqueza muscular, tetania, moleira aberta após o primeiro ano do bebê, irritabilidade inquietação, anorexia e suor excessivo, especialmente em crianças, osteoporose em idosos, a deficiência durante a gravidez pode causar osteomalácia na mulher e raquitismo no feto, e desenvolvimento de pernas tortas.
Seu excesso também pode causar problemas, entre eles elevação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea, levando ao desenvolvimento de pedras nos rins, arritmia cardíaca e sopro cardíaco. No entanto essas complicações são raras, pois uma vez que a vitamina D está em excesso no organismo ela é destruída pelos raios solares e também a pele não transforma o colesterol presente em vitamina D inativa, ela só é ativada no fígado e rins.
Para saber a concentração de vitamina D em seu organismo é realizado um exame de sangue chamado vitamina D25-hidroxi, o qual mede a quantidade de vitana D em seu organismo.
Veja Também:
No comments:
Post a Comment