Monday, October 24, 2011

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SP, RJ


O Banco do Brasil além de oferecer diversos serviços para seus clientes também desenvolveu o projeto do Centro Cultural do Banco do Brasil, com o objetivo de difundir a cultura pela população. Assim ele criou quatro unidades espalhadas em quatro capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

O Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1989, mas foi idealizado em 1986, durante a administração do presidente do Banco do Brasil Dr. Camillo Calazans de Magalhães, ele se localiza em um prédio histórico de 17 mil m² construído em 1880 para o projeto de Francisco Joaquim Bethencourt, arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios, localizado na Rua Primeiro de Março, 66. 

Em 1906 nesse prédio foi inaugurada a sede da Associação Comercial, mas em 1920 passou a pertencer ao Banco do Brasil que reformou o prédio para abertura de sua Sede, tornando o edifício como símbolo do mundo financeiro nacional. Em 1960 cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março, ainda em atividade. Até que no final da década de 80, com o intuito de resgatar o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil resolveu preservá-lo, transformando-o em um centro cultural. Assim o projeto de adaptação preservou suas belas colunas, ornamentos, mármore e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.

O edifício possui uma sala de cinema, composta por 110 lugares no térreo, salas para mostras no primeiro e segundo andares, uma sala com 53 lugares para exibição de vídeos no mezzanino, três salas para espetáculos teatrais, uma no térrreo, com 175 lugares, e duas no segundo andar com 158 lugares e outro sem lugares fixos, usada para espetáculos alternativos. E ainda há um auditório com 90 lugares no quarto andar e uma biblioteca no quinto. Assim sendo sede de diversos espetáculos abertos a todo o público.

Publicidade:


O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo se localiza na Rua Álvares Penteado, no centro histórico da cidade. Foi inaugurado no dia 21 de abril de 2001. Mas o prédio tem mais de 100 anos, foi construído em 1901, ele foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil, e após uma reforma em 1927 se tornou o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital. Para adaptá-lo ao Centro Cultural Banco do Brasil, os elementos originais foram restaurados, assim mantendo as linhas que tanto valorizam a arquitetura do início do século XX.

O edifício possui cinco andares, subsolo e mezanino, possui 4.183 m² compostos por salas de exposições, cinema, teatro, auditório, loja e cafeteria. Assim mais de um milhão de pessoas passam por ele diariamente, funcionando como um centro para a observação, popularização e disseminação e o debate sobre os principais temas no mundo contemporâneo.

Vale a pena conhecer esses Centros Culturais, pois além de você adquirir mais conhecimento, também mudará sua visão do mundo que muitas vezes devido às poucas oportunidades é limitada.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SP, RJ
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment