Tuesday, December 13, 2011

COLESTEROL ALTO- SINTOMAS, O QUE FAZER?


O Colesterol é um tipo de gordura encontrado nas células e na corrente sanguínea, o corpo necessita dessa substância para o crescimento e regeneração das células, produção de hormônios sexuais. O colesterol também é convertido em ácidos biliares que ajudam na digestão.

Essa substância é produzida no fígado, mas também pode ser encontrada em alguns alimentos, como carnes, leites e derivados, manteiga e gema de ovo. Existem dois tipos de colesterol o HDL, conhecido como o bom colesterol, pois ajuda o corpo a se livrar do LDL (mau colesterol), que em grande quantidade pode causar o entupimento das artérias.

E esse é o problema quando a pessoa tem excesso de LDL no corpo, pois ele é a principal causa de doenças do coração, infarto e taquicardia. Quando isso ocorre dizemos que a pessoa está com colesterol alto, infelizmente não tem como saber se a pessoa está com excesso de LDL só de olhar, pois não há sintomas, por isso uma pessoa pode estar com o nível de colesterol alto e não saber disso.

O ideal é fazer exames regularmente para avaliar a situação, só assim você terá certeza se seu colesterol está alterado. O alto teor de colesterol pode ser causado pela má alimentação, onde há ingestão de excesso de alimentos gordurosos, mas também pode ser causado por fatores hereditários, assim influenciando a maneira com que seu corpo lida com o colesterol, excesso de peso, falta de atividade física e problemas de saúde como diabetes, doenças renais, doenças do fígado e doenças da tireóide.

Publicidade:


Se você descobriu que tem colesterol e não sabe o que fazer, a melhor saída é mudar sua alimentação e estilo de vida. Assim você evitará o risco de que o LDL se acumule em suas artérias. Segundo a Americam Herat Association a ingestão diária de colesterol deve ser menor do que 300 miligramas, e se você possuo alguma doença do coração deve diminuir para 200 miligramas.

Também é recomendado que as pessoas percam peso, pois as pessoas com gordurinhas a mais não têm HDL suficiente e seus níveis de triglicerídeos são geralmente elevados, assim como o nível de LDL, sendo mais propensas a desenvolver doenças do coração e derrame.

Exercitar-se também é muito bom, pois a atividade física ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol e ainda aumenta os níveis do bom colesterol, assim melhorando sua saúde, já a falta de exercícios físicos tem efeito contrário.

É importante também para quem fuma e tem colesterol alto, parar de fumar, pois o cigarro diminui os níveis de HDL. E consuma algumas substâncias que ajudam a diminuir os níveis de colesterol como soja, quitosana (fibra derivada de crustáceos) e ômega 3.

Além disso, é importante que você vá ao médico e siga todas as suas recomendações, talvez seja preciso que você toma medicamentos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COLESTEROL ALTO- SINTOMAS, O QUE FAZER?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment