Tuesday, December 13, 2011

COLESTEROL HDL BAIXO- RISCOS, SINTOMAS


O HDL (bom colesterol) é uma lipoproteína de alta densidade, responsável por levar o LDL (mau colesterol) dos tecidos do corpo para o fígado, também limpando o excesso de colesterol da parede dos vasos sanguíneos. Dessa forma o bom colesterol evita que o nosso organismos sofra com o acúmulo do mau colesterol, que causa doenças do coração.

Os HDL são as menores lipoproteínas do nosso corpo, mas são as mais densas, pois contem a maior proporção de proteína, o que faz com que eles aumentem de tamanho à medida que circulam pela corrente sanguínea, por essa razão conseguem captar mais moléculas de colesterol.
Os homens normalmente têm menor nível de HDL do que as mulheres, pois essas lipoproteínas tem um tamanho e menor capacidade das que existentes no organismo feminino. Por isso os homens têm mais risco em desenvolver uma doença cardíaca de arteriosclerose.

Assim tanto os homens como as mulheres devem manter seus níveis de HDL altos com concentração aproximadamente 60 mg/dL, assim terão maior proteção contra doenças cardiovasculares. Já um nível abaixo de 40 mg/dL aumenta o risco de desenvolvimento de doenças coronarianas, mesmo em pessoas que possuem níveis normais de LDL.

Publicidade:


Para não correr esse risco e aumentar os níveis de HDL o ideal é mudar seus hábitos alimentares e estilo de vida, como por exemplo, praticar exercícios aeróbicos como caminhadas, corrida e ciclismo regularmente, isso faz com que o ritmo cardíaco aumente, assim aumentando os níveis de HDL. Para quem está acima do peso é bom perder peso, pois a obesidade faz com que a quantidade de HDL diminua, assim aumentando o nível de LDL, especialmente se a pessoa tem acúmulo de gordura na região abdominal.

O cigarro também é um dos vilões na redução do nível de HDL, por isso o ideal é que o fumante pare de fumar. Evitar alimentos com gordura trans que está presente principalmente em alimentos industrializados também ajuda a aumentar os níveis de HDL, já que essas gorduras auxiliam no aumento do mau colesterol.

O álcool por incrível que pareça ajuda a aumentar os níves do bom colesterol, mas somente é recomendado tomar um ou dois drinks no máximo ao dia. Já quantidades maiores podem levar a outros problemas de saúde, inclusive insuficiência cardíaca. Ingerir gorduras monoinsaturadas como óleo de canola, abacate, azeite de oliva extra-vrigem entre outros, ajudam também a aumentar o nível de HDL. Assim como a ingestão de fibras, que devem ser consumidas diarimente. 

Outros alimentos que ajudam no aumento do bom colesterol são: suco de amora, peixes ricos em ômega-3 e cálcio.

Mas antes de tomar qualquer atitude consulte seu médico, ele irá te indicar a melhor dieta para o seu caso. Já o uso de medicamentos nesses casos não tem se mostrado tão eficaz quanto no caso do alto teor de LDL, o importante é mudar seus hábitos, assim você notará uma grande diferença.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COLESTEROL HDL BAIXO- RISCOS, SINTOMAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment