Monday, July 4, 2011

A SEGUNDA LEI DE MENDEL | Diibridismo ou Variação Independente



Gregor Mendel nasceu na Áustria no dia 20 de Julho de 1822, vindo de uma família de humildes camponeses, ninguém imaginava as descobertas que ele faria no futuro. Na sua infância, revelou-se muito inteligente, em casa sempre gostava de estudar e observar as plantas. Sendo um brilhante estudante , sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e mais tarde aos 21 anos a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (atual mosteiro de Brno, República Checa) pois não tinha dinheiro para pagar seus estudos. Então obedecendo ao costume de tornar-se um monge, Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.

Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmutz (hoje Olomouc, República Checa) e na Universidade de Viena (1851-1853). Durante os anos de 1843 a 1854, tornou-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo de cruzamento de muitas espécies como feijões, chicória, bocas-de-dragão, plantas que dão frutos, camundongos e principalmente ervilhas, que eram cultivadas na horta do mosteiro, onde ele vivia analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos.



Gregor Mendel “o pai da genética” como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas. Ele propôs que a existência de características como a cor das flores, por exemplo, é devido a existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes. A partir do estudo de cada um dos sete pares de genes que davam as características para as ervilhas, Mendel descobriu que as características herdadas pelos descendentes, são passadas, igualmente por cada um dos pais, isto é, ao invés de misturarem-se, elas se mantêm separadas. Essa teoria foi a Primeira Lei de Mendel, chamada “lei da segregação”.

Após o estudo detalhado de cada um dos sete pares de características em ervilhas, Mendel passou a estudar duas características por vez. Para realizar estas experiências, ele usou ervilhas de linhagens puras com sementes amarelas e lisas e ervilhas também puras com sementes verdes e rugosas. Portanto, os cruzamentos que ele realizou envolveram as características cor (amarela e verde) e forma (lisas e rugosas) das sementes, que já haviam sido estudadas individualmente, concluindo que o amarelo e o liso eram características dominantes, enquanto que o verde e o rugoso eram características recessivas.

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Mendel então cruzou a geração de ervilhas, cujas sementes eram amarelas e lisas com as ervilhas de sementes verdes e rugosas, assim o cruzamento gerou descendentes com sementes amarelas e lisas, como os pais dominantes, este resultado já era esperado pelo pesquisador, que já sabia que essas características eram dominantes.

Posteriormente ele cruzou os descendentes dessa segunda geração, obtendo desse cruzamento uma geração com quatro características diferentes, incluindo duas combinações nunca vistas: amarelas e rugosas, verdes e lisas.

Em 556 sementes obtidas na terceira geração, verificou-se a seguinte distribuição:
315 – amarelas lisas
101- amarelas rugosas
108 – verdes lisas
32 – verdes rugosas

Os números obtidos aproximavam-se bastante da proporção 9:3:3:1. Observando-se as duas características ao mesmo tempo, verifica-se que obedece a Primeira Lei de Mendel. Na terceira geração, se considerarmos a cor e a forma, de modo isolado, permanece a proporção de três dominantes para um recessivo. Então analisando os resultados, verifica-se que a característica cor da semente segrega-se de modo independente da característica forma da semente e vice-e-versa. Assim Mendel concluiu que as características herdadas também são independentes, os genes para a cor não tem nada a ver com as genes para a forma. E assim surgiu a Segunda Lei de Mendel, chamada “ lei da variação independente “ou diibridismo.


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