A poluição do meio ambiente ocorre através da ação direta ou indireta do homem, que vem introduzindo na natureza substâncias ou energias que não são pertencentes a ela, assim provocando um efeito negativo no seu equilíbrio. Desde que o homem iniciou o crescimento das cidades, a poluição do solo, ar e águas vem ocorrendo, cada vez mais de maneira desenfreada. No Brasil isso é um grande problema, pois a maioria das pessoas mesmo sabendo que a poluição não só afeta o meio ambiente como a elas mesmas continuam praticando-a.
Rio Tietê em SP |
Os agentes chamados de poluentes podem ser de natureza química, genética ou sob a forma de energia, como a luz, o calor ou a radiação. Mesmo produtos que nos beneficiam podem ser considerados poluentes, dependendo se eles precipitarem efeitos negativos. Os óxidos de azoto, por exemplo, produzidos por indústrias, são considerados poluidores, apesar de a substância liberada, por si só não seja prejudicial. Mas pela ação dos raios solares e a umidade do ar, esses compostos dão origem a poluentes como o HNO3.
Praia em São Conrado-RJ |
Tanto na cidade como no campo há problemas com a poluição. Nas cidades isso se deve pela grande concentração de pessoas e também pela falta de conscientização e de falta de educação daquelas pessoas que poluem. A poluição se concentra tanto na água e no ar como no solo.
O homem é o maior responsável pela poluição da água, quer seja pelas fábricas, ou simplesmente através da ação de lançar resíduos na água. A poluição da água é gerada, geralmente em lugares que se encontram indústrias. Com o avanço tecnológico e industrial, vem-se aumentando cada vez mais o número de fábricas. Muitas delas trabalham com produtos químicos perigosos, que após serem utilizados são jogados fora em locais inadequados como rios e lagos, o que causa a poluição destes, provocando a morte das espécies que nele vivem e dos seres vivos que bebem a água e se alimentam dos seres que vivem neles.
Publicidade:
A poluição do ar é causada principalmente pela atividade industrial e a circulação de veículos automotivos. Essa poluição é resultado da queima de combustíveis fósseis como o carvão mineral e derivados do petróleo. A queima dessas sustâncias lança no ambiente uma grande quantidade de gás carbônico na atmosfera. A própria saúde do ser humano é extremamente afetada por causa dessa liberação descontrolada de gás carbônico. Todos os anos milhares de pessoas são levadas aos hospitais com doenças respiratórias como bronquite, rinite alérgica, alergias e asma devido ao ar estar com uma grande concentração de poluentes. Além disso, esse tipo de poluição pode provocar a chuva ácida (chuva com alta concentração de poluentes) que pode matar plantas e animais. Também a poluição do ar pode provocar o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.
Queimada em Floresta na Amazônia |
A poluição do solo se da pela grande quantidade de lixo produzida pelo ser humano. Devido à intensificação da migração de trabalhadores do campo para a cidade, aumentaram as dificuldades no controle de resíduos sólidos jogados no meio ambiente. Mesmo com a reciclagem se introduzindo cada vez mais na nossa realidade, muitas pessoas ainda não contribuem para que esse pensamento seja universal para todos. Um dos problemas são as sacolas plásticas que o homem hesita em deixar de usá-la, assim devido ao seu tempo de decomposição ser muito longo. Sua permanência no ambiente pode causar a poluição e a degradação de vários habitats. As mudanças na estrutura física do solo também podem causar fenômenos naturais como terremotos, vendavais e inundações.
Nas áreas rurais existem também muitos problemas com a poluição. Como a poluição dos mananciais causadas por efluentes líquidos e resíduos sólidos vindos das casas, das atividades agropecuárias, através do uso de produtos químicos como fertilizantes e corretivos. A poluição do solo também pode ser através de materiais contaminados ou decomposição de substâncias nocivas presentes no lixo. A queima da cana, também causa a poluição do ar, podendo poluir o ar de toda uma cidade, levando muitas pessoas a serem internadas.
Se o homem não começar a ter consciência de seus atos e respeitar o meio ambiente, não só no Brasil, mas como no mundo inteiro a vida pode deixar de existir.
No comments:
Post a Comment